CNBC Médica descobre “nutriente da longevidade” e revela o alimento que consome todos os dias para manter a saúde em dia

Tarifas do Trump

Senadores mostram otimismo em relação EUA-Canadá após reunião com Primeiro Ministro Carney

Publicado 24/05/2025 • 11:33 | Atualizado há 9 horas

AFP

KEY POINTS

  • Comitiva de senadores dos EUA se encontraram com Mark Carney e outros membros da classe política canadense, e saíram otimistas da reunião, apostando na retomada das relações bilaterais entre os dois países.
  • Por causa da agenda tarifária de Donald Trump -- e sua retórica sobre anexar o Canadá como mais um estado dos EUA -- os dois países vêm trocando animosidades desde o começo do ano.
  • O atrito vem causando problemas nos negócios das duas nações: três quartos das exportações do Canadá vão para os EUA, e vários estados fronteiriços do país de Donald Trump contam com fornecimento de insumos de seu vizinho ao Norte.
Mark Joseph Carney

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá

Policy Exchange via Wikimedia

Um grupo de senadores dos EUA afirmou na sexta-feira (23) que sentiu esperança após se reunir com o Primeiro-Ministro canadense Mark Carney para reparar as relações bilaterais e garantir um novo acordo de comércio e segurança.

O senador republicano Kevin Cramer, da Dakota do Norte, disse que estava “encorajado pelo que ouvimos hoje e estou otimista com o que estamos vendo em termos de avançar juntos.”

A delegação, que também incluía os democratas Jeanne Shaheen, Amy Klobuchar, Tim Kaine e Peter Welch – todos representando estados que fazem fronteira com o Canadá – se reuniu com Carney, além de ministros canadenses seniores de defesa nacional, indústria e relações exteriores.

“Esperamos que esta reunião continue com discussões muito positivas para garantir que algumas das fissuras que surgiram na relação nos últimos meses sejam sanadas e possamos avançar juntos,” disse Shaheen em uma coletiva de imprensa.

LEIA TAMBÉM

Chances de recessão aumentaram depois que Trump aumentou as tensões comerciais, diz investidor

Bessent: EUA devem anunciar ‘grande acordos’ comerciais nas próximas semanas

Nova ameaça tarifária de Trump gera respostas severas de países da UE

Tensões recentes entre Canadá e EUA começaram após imposição de “tarifaço”

As relações entre Canadá e EUA tornaram-se estremecidas nos últimos meses, após o Presidente dos EUA, Donald Trump, impor tarifas punitivas sobre produtos canadenses, incluindo automóveis, aço e alumínio, e cogitar a ideia de tornar o Canadá o 51º estado do seu país.

Nos negócios internacionais, o Canadá envia três quartos de suas exportações para os Estados Unidos, e a retórica e imposição financeira de Trump deixaram os cidadãos canadenses irritados, levando muitos a boicotar produtos e viagens aos EUA.

Desde então, Trump suspendeu algumas das tarifas dos EUA enquanto as negociações estão em andamento, enquanto o Canadá pausou algumas contramedidas por seis meses. Recentemente, o mandante estadunidense chegou a adotar um tom conciliador, prestando elogios ao Canadá e ao seu outro vizinho, o México. Recentemente, o país latino-americano também teve conversas supostamente amigáveis com Trump.

No entanto, o último relatório de empregos mostra que as tarifas já estão prejudicando a economia canadense e aumentando a volatilidade nos mercados.

Impactos nas economias locais

Os senadores dos EUA disseram que a relação tensa também tem sido difícil para os americanos, especialmente nos estados que fazem fronteira com o Canadá.

“Sentimos isso todos os dias. Sabemos que tem sido ruim”, comentou Klobuchar. “Mas só queremos chegar a um lugar melhor, e é por isso que estamos aqui hoje.”

“Há enormes oportunidades para crescer ambas as economias”, ela acrescentou, “se ficarmos juntos.”

Cramer, por sua vez, sugeriu que o Canadá e os Estados Unidos se unam contra a China, que ele descreveu como a maior ameaça à América do Norte.

“Acredito que aí reside uma das maiores oportunidades para curar essa relação, porque podemos nos unir em torno desse adversário comum com nossas cadeias de suprimentos integradas e algumas das qualidades únicas de cada país,” ele disse. “Não temos tanto potássio quanto vocês, não temos os minerais críticos que o Canadá possui”, ele acrescentou.

Do lado canadense, nenhum oficial do governo teceu comentários sobre o encontro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tarifas do Trump