Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Irã critica ‘desonestidade’ dos EUA sobre apoio de Israel nas negociações, que só serão retomadas após o fim dos ataques
Publicado 14/06/2025 • 15:03 | Atualizado há 2 meses
Ações da Coinbase despencam com receita decepcionante do segundo trimestre
Apple relata maior crescimento de receita desde dezembro de 2021
Ações do Reddit disparam mais de 10% após resultados do segundo trimestre superarem expectativas
Figma mais que triplica na estreia na Bolsa de Nova York após vender ações a US$ 33
Previsão sombria de lucros da Amazon ofusca resultados melhores que o esperado
Publicado 14/06/2025 • 15:03 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.
Reprodução/Tasnim News Agency
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, criticou neste sábado (14) o que descreveu como “desonestidade” dos Estados Unidos por apoiar Israel enquanto Washington e Teerã estavam envolvidos em negociações nucleares.
“A coordenação do regime sionista com os Estados Unidos em sua agressão contra o território iraniano no meio das negociações é um sinal da desonestidade e falta de confiabilidade dos Estados Unidos”, disse Pezeshkian em uma ligação telefônica com o primeiro-ministro do Paquistão, segundo a presidência iraniana.
A declaração de Pezeshkian ocorre em um momento de tensão crescente entre o Irã e o Ocidente, com a comunidade internacional observando de perto as negociações nucleares em andamento.
O apoio dos Estados Unidos a Israel é visto por muitos analistas como um fator complicador nas já delicadas relações entre Washington e Teerã.
O presidente iraniano também alertou sobre as consequências de uma possível escalada militar na região, destacando que qualquer ação agressiva poderia levar a uma instabilidade generalizada no Oriente Médio.
As negociações nucleares, que pretendem restringir o programa nuclear do Irã em troca de alívio das sanções econômicas, enfrentam desafios significativos devido a essas tensões. A desconfiança mútua entre Irã e Estados Unidos é um obstáculo crítico para o progresso das conversas.
O Irã insiste que seu programa nuclear é para fins pacíficos, mas a comunidade internacional, especialmente os Estados Unidos e seus aliados, continua cética quanto às intenções de Teerã.
Durante a chamada com o primeiro-ministro do Paquistão, Pezeshkian enfatizou a importância de manter a segurança e a estabilidade na região, apelando para que os líderes regionais desempenhem um papel construtivo em meio às tensões atuais.
O presidente iraniano destacou que o apoio de países vizinhos como o Paquistão poderia ser crucial para evitar uma escalada de conflitos e para promover o diálogo e a cooperação na busca por uma solução pacífica.
Irã não continuará negociando seu programa nuclear com os Estados Unidos se Israel continuar atacando, advertiu no sábado o presidente iraniano, em meio ao confronto militar entre os dois países inimigos.
“Irã não aceitará exigências irracionais sob pressão e não se sentará à mesa de negociações enquanto o regime sionista continuar com seus ataques”, afirmou Masoud Pezeshkian ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, durante uma ligação telefônica, segundo informou a presidência iraniana.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump faz ultimato às farmacêuticas: empresas devem reduzir preços nos EUA em até 60 dias
Após fechar usina em SP, Raízen deve divulgar resultados do 1º trimestre do ano-safra em 13 de agosto
Presidente da COP30 diz que alguns países querem evento fora de Belém por preços extorsivos
Figma mais que triplica na estreia na Bolsa de Nova York após vender ações a US$ 33
Documento assinado por Trump mantém tarifa para o Brasil; taxa vai a 50% em 6 de agosto