Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Futuros de ações sobem em meio ao aumento do risco geopolítico por ataques entre Israel e Irã
Publicado 15/06/2025 • 21:41 | Atualizado há 2 meses
Aramco registra queda na receita no 2º trimestre, mas projeta aumento na demanda de petróleo
Vendas da Tesla no Reino Unido e na Alemanha caem mais de 55%, enquanto a chinesa BYD dispara
Pfizer eleva projeção de lucro para 2025 com cortes de custos e resultados trimestrais fortes
Trump diz que JPMorgan Chase e Bank of America o rejeitaram como cliente
Funcionários da Geração Z não apoiam trabalho totalmente remoto, diz relatório da Gallup: “Há um desejo por essa conexão presencial”
Publicado 15/06/2025 • 21:41 | Atualizado há 2 meses
Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), na cidade de Nova York, EUA, em 23 de abril de 2025.
Brendan McDermid | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
Os futuros de ações subiram antes da sessão de segunda-feira (16), já que o conflito crescente entre Israel e o Irã elevou os preços do petróleo e aumentou as preocupações dos investidores sobre a economia global.
A Média Industrial Dow Jones, os futuros subiram 9 pontos, ou 0,02%. Os futuros do S&P 500 adicionou 0,14%, enquanto os futuros do Nasdaq 100 subiu 0,19%.
O petróleo bruto WTI, os contratos futuros subiram mais 3% na noite de domingo, quando as negociações começaram a ultrapassar US$ 75 o barril.
Os comerciantes têm acompanhado de perto o Oriente Médio após o ataque israelense ao Irã na semana passada. O Irã lançou mísseis em retaliação, aumentando a gravidade do conflito na região.
Isso provocou uma liquidação de ações na sexta-feira (13), com o Dow Jones despencando mais de 700 pontos na sessão. Todos os três principais índices caíram mais de 1% no pregão. As quedas de sexta-feira levaram os três índices para o vermelho na semana. O Dow Jones encerrou a semana com queda de 1,3%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite perderam 0,4% e 0,6%, respectivamente.
Os preços do petróleo dispararam após o ataque israelense. Os preços do ouro também subiram, já que o metal é considerado um porto seguro, ao qual os investidores recorrem em momentos de volatilidade do mercado.
Os ataques continuaram durante o fim de semana, com os dois países mirando as instalações energéticas um do outro, uma escalada que pode abalar ainda mais a economia e os mercados globais na próxima semana. O Irã afirmou estar considerando fechar o Estreito de Ormuz, uma rota fundamental para o mercado global de petróleo.
“Os ataques representam o maior ataque em território iraniano desde a década de 1980”, escreveu Ed Mills, analista de políticas da Raymond James em Washington, a clientes em nota. “Os riscos de uma escalada regional são maiores; a extensão da disseminação das hostilidades provavelmente dependerá da extensão do impacto/envolvimento dos EUA/Rússia nas próximas semanas e dias.”
Os investidores acompanharão os dados da pesquisa industrial, que serão divulgados na manhã de segunda-feira, antes da decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros na quarta-feira.
Os contratos futuros de fundos do Fed (Fundo Monetário Internacional) estão precificando uma probabilidade de quase 97% de o banco central manter as taxas inalteradas, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME , mesmo com o presidente Donald Trump pressionando o presidente do Fed, Jerome Powell, por um corte nas taxas. Os preços mais altos do petróleo devido ao conflito no Oriente Médio provavelmente reduzem ainda mais as chances de o Fed flexibilizar a política monetária em breve.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Tarifaço não afeta Embraer, que tem resultado histórico, com recorde em receitas e pedidos
EUA condenam prisão domiciliar de Bolsonaro e atacam Moraes: “abusador de direitos humanos”
Índia reage às ameaças de Trump e critica EUA e União Europeia por comércio com a Rússia
Mercado Livre registra receita de US$ 6,8 bilhões no 2º trimestre e amplia alcance na América Latina
EXCLUSIVO CNBC: Trump diz estar otimista sobre acordo com a China; quer terceiro mandato; e indica favoritos ao Fed