CNBC

CNBCOpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA

Mundo

Irã acusa G7 de tomar partido de Israel ao pedir redução das tensões

Publicado 17/06/2025 • 12:15 | Atualizado há 3 meses

AFP

KEY POINTS

  • O Irã acusou nesta terça-feira (17) o G7 (Grupo dos Sete) de tomar partido de Israel ao pedir "redução das tensões" no conflito que já chega ao quinto dia.
  • “O G7 precisa abandonar sua retórica unilateral e enfrentar a verdadeira origem da escalada, a agressão de Israel”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei.
  • “Israel lançou uma guerra de agressão não provocada contra o Irã... em violação à Carta das Nações Unidas”, disse o porta-voz.
Líderes do G7 apontaram o Irã como "principal fonte de instabilidade e terror" no Oriente Médio

Líderes do G7 apontaram o Irã como "principal fonte de instabilidade e terror" no Oriente Médio

G7 Canada 2025 Kananaskis

O Irã acusou nesta terça-feira (17) o G7 (Grupo dos Sete) de tomar partido de Israel ao pedir “redução das tensões” no conflito que já chega ao quinto dia.

“O G7 precisa abandonar sua retórica unilateral e enfrentar a verdadeira origem da escalada, a agressão de Israel”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei.

“Israel lançou uma guerra de agressão não provocada contra o Irã… em violação à Carta das Nações Unidas”, disse o porta-voz.

“Centenas de inocentes foram mortos, nossas instalações públicas e estatais e as casas da população foram brutalmente destruídas. O Irã está se defendendo de uma agressão cruel. O Irã realmente tem alguma outra escolha?”, questionou.

Leia também:

Israel e Irã trocam ataques enquanto guerra aérea entra no quinto dia

Israel x Irã: Netanyahu diz que morte de líder supremo iraniano ‘encerraria o conflito’

Durante a cúpula do G7 no Canadá, realizada na segunda-feira, líderes do grupo, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediram a “redução das tensões” no conflito, ao mesmo tempo em que reforçaram o direito de Israel de se defender.

Em uma declaração final, os líderes do G7 afirmaram seu compromisso com a “paz e estabilidade” no Oriente Médio. “Reafirmamos que Israel tem o direito de se defender. Reiteramos nosso apoio à segurança de Israel”, diz o comunicado.

“O Irã é a principal fonte de instabilidade e terror na região”, acrescentaram. “Temos sido sempre claros ao afirmar que o Irã jamais poderá possuir uma arma nuclear. Conclamamos para que a resolução da crise iraniana leve a uma redução mais ampla das hostilidades no Oriente Médio”, conclui a declaração do G7.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;