Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Starship da SpaceX explode durante teste rotineiro no Texas; veja imagens
Publicado 19/06/2025 • 07:55 | Atualizado há 2 meses
Robozinhos economizam tempo e dinheiro na construção de fazendas solares
Sony aumenta preços do PlayStation 5 nos EUA após início de tarifas
Google anuncia nova linha de smartphones Pixel 10 com inteligência artificial
Trump comprou mais de US$ 100 milhões em títulos desde que assumiu o cargo
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Publicado 19/06/2025 • 07:55 | Atualizado há 2 meses
reprodução
O Starship da SpaceX “sofreu uma falha catastrófica e explodiu” durante um teste rotineiro na instalação Starbase, de acordo com as autoridades locais. Outros três lançamentos do Starship degeneraram em explosões este ano até agora. O Starship é essencial para os planos da SpaceX de ajudar a NASA a retomar missões tripuladas à Lua e para os planos de Elon Musk de colonizar Marte.
Um foguete Starship da SpaceX explodiu na quarta-feira (18) na instalação Starbase, no Texas, durante testes de rotina antes de um voo de lançamento, segundo autoridades locais e imagens transmitidas ao vivo.
O foguete “experimentou uma grande anomalia enquanto estava em um banco de testes na Starbase” às 23h, horário local, informou a SpaceX nas redes sociais, destacando que “uma área de segurança ao redor do local foi mantida durante toda a operação e todo o pessoal está seguro e contabilizado”.
As autoridades locais disseram que o Starship “sofreu uma falha catastrófica e explodiu”, sem relatos de feridos até o momento da escrita e uma investigação está em andamento. As imagens ao vivo da Starbase mostraram o foguete entrando em chamas, lançando uma grande bola de fogo no céu.
Outro lançamento do Starship era esperado para ocorrer até o final deste mês.
Tem sido uma trajetória turbulenta para o gigantesco Starship de Elon Musk, após três tentativas de lançamento terem se transformado em um espetáculo de fogo e destroços que paralisaram o tráfego aéreo este ano até agora. Notavelmente, o modelo do foguete já decolou com sucesso em outras ocasiões, mas sua vasta escala — com 120 metros de altura quando se considera o propulsor Super Heavy — levantou preocupações sobre sua confiabilidade geral e a necessidade de reabastecimento orbital uma vez em voo.
Ainda assim, Musk depositou suas esperanças no Starship como o veículo chave para as terceira e quarta missões Artemis da NASA — parte de um plano mais amplo para retornar humanos à Lua — programadas para ocorrer entre 2027 e 2028. O foguete também está previsto para desempenhar um papel no lançamento da estação espacial privada Starlab, na transição para laboratórios espaciais comerciais orbitais quando a Estação Espacial Internacional se aposentar após 2030.
De forma crítica, o Starship também é central para as ambições mais amplas de Musk — e do ex-aliado, o presidente dos EUA Donald Trump — de colonizar Marte. O foguete está programado para levar robôs Optimus ao planeta vermelho até o final de 2026, com Musk afirmando em março que, “Se esses pousos correrem bem, então os pousos humanos podem começar já em 2029, embora 2031 seja mais provável”.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.