Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Dia de trabalho infinito”: funcionários estão exaustos, aponta relatório Microsoft
Publicado 20/06/2025 • 17:46 | Atualizado há 5 meses
Nvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
COP30 tem início no Brasil — e a ausência de Trump paira sobre a cúpula climática
Carros elétricos no Brasil: crescimento de 85% em 2024 não basta para consolidar mercado
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
Publicado 20/06/2025 • 17:46 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Estresse no trabalho pode ser um problema da rotina
Pexels
Se você já reclamou que o dia de trabalho moderno é interminável, você pode estar certo. De acordo com um novo relatório da Microsoft, os funcionários agora vivenciam um “dia de trabalho infinito” de e-mails, reuniões e notificações constantes. Eles verificam seus e-mails já às 6h, conciliam as reuniões durante a tarde e ficam online até tarde da noite.
Simplificando, “é um dia muito longo”, diz Alexia Cambon, diretora sênior de pesquisa da Microsoft. Além do horário estendido, os trabalhadores são bombardeados com notificações. Segundo a empresa de tecnologia, os funcionários são interrompidos a cada dois minutos por reuniões, e-mails ou mensagens, recebendo, em média, 117 e-mails e 153 mensagens no Teams por dia útil.
Como resultado, as pessoas estão se sentindo sobrecarregadas: 48% dos funcionários e 52% dos líderes relataram que o trabalho parece “caótico e fragmentado” na pesquisa Work Trend Index da Microsoft, e 80% dos trabalhadores globais disseram que não têm tempo e energia suficientes para fazer seu trabalho.
Leia também:
Microsoft anuncia investimento de US$ 400 milhões para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça
Microsoft revela Xbox Ally, novo console portátil para rivalizar com Nintendo Switch 2
“Sabemos, por dados de pesquisas, que as pessoas estão se sentindo muito esgotadas”, diz Cambon. “A multiplicação, a intensidade e a duração da jornada de trabalho estão realmente criando muito atrito para muitos funcionários.”
Segundo Cambon, parte da causa raiz da jornada de trabalho infinita é que os modelos de trabalho não evoluíram com o tempo. “Antigamente, uma reunião era a única maneira de realmente trocar informações e fazer os itens progredirem”, diz.
Hoje, os trabalhadores podem se comunicar facilmente sem precisar estar online ao mesmo tempo, mas as reuniões ao vivo ainda tomam uma parte significativa do dia de trabalho. Quase um terço das reuniões acontecem em diferentes fusos horários, e as reuniões após as 20h aumentaram 16% em relação ao ano anterior.
“Acho que estamos trabalhando com muitos modos desatualizados”, diz Cambon. Além disso, a tecnologia nos proporcionou acesso virtual quase constante uns aos outros, dificultando o verdadeiro distanciamento do trabalho. Em média, os trabalhadores enviam ou recebem mais de 50 mensagens fora do “horário comercial principal”.
Cambon diz que o trabalho remoto, o boom causado pela pandemia, “apagou algumas das fronteiras entre trabalho e vida”.
“Todos os sinais nos quais costumávamos confiar para nos dizer quando começar e quando terminar o trabalho não existiam mais”, diz. Devido a todas essas demandas conflitantes sobre nossa atenção, Cambon diz: “realmente não podemos gastar nosso precioso tempo e energia — que são recursos muito finitos — nas coisas que importam”.
Com base nos dados da Microsoft, Cambon prevê que os locais de trabalho irão mitigar esses problemas, transferindo certas responsabilidades dos funcionários humanos para Agentes de IA.
“Ao implementar IA e agentes para otimizar tarefas de baixo valor — reuniões de status, relatórios de rotina, rotatividade administrativa — os líderes podem recuperar tempo para o que move os negócios: trabalho focado, decisões rápidas e execução focada”, afirma o relatório da Microsoft. A Microsoft tem investido pesado em inteligência artificial.
Cambon ecoa o sentimento: “Muito do trabalho que estamos fazendo agora, muita da dor que estamos sentindo, passaremos aos agentes”. Enquanto isso, ela enfatiza a importância de estabelecer limites e reservar tempo para a conexão humana para evitar esgotamento. Fazer pausas e conversar com os colegas “é realmente essencial para o trabalho – não é algo separado dele”, diz Cambon.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
2
Após falência, Oi adia a divulgação que estava prevista para esta quarta-feira
3
Expectativa por fim do shutdown motiva alta do bitcoin
4
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
5
EXCLUSIVO: ComBio leva à COP30 projeto que transforma caroço de açaí em energia renovável no Pará