Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Inteligência dos EUA descobriu que Irã não moveu material nuclear de Fordo antes do ataque, diz o senador
Publicado 23/06/2025 • 15:27 | Atualizado há 4 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 23/06/2025 • 15:27 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Imagens de satélite Maxar da unidade de enriquecimento de combustível de Fordo.
Imagem de satélite ©2025 Maxar Technologies
A inteligência dos EUA descobriu que o Irã não transportou material nuclear de sua instalação em Fordo antes que bombardeiros americanos atacassem o local, apesar de um relatório contrário, disse o senador Markwayne Mullin nesta segunda-feira (23).
“Eles alegam que transportaram algum material”, disse Mullin, referindo-se a Israel e ao Irã, respectivamente. “Nosso relatório de inteligência diz que não”, disse o republicano de Oklahoma em entrevista ao programa “Squawk Box”, da CNBC.
“Na verdade, acreditamos que eles armazenaram mais material em Fordo porque acreditam que Fordo era impenetrável”, disse Mullin, membro do Comitê de Serviços Armados do Senado. “Eles achavam que era um lugar seguro.”
Mas, acrescentou, “Temos a capacidade de destruir coisas que as pessoas acham que são indestrutíveis. E, portanto, achamos que fizemos um ótimo trabalho.”
No entanto, alertou Mullin, “se descobrirmos que não destruímos completamente a capacidade de produção nuclear de Fordo, trabalharemos com nossos aliados para concluir o trabalho, ou nós o concluiremos”.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real do Conflito entre Israel e Irã
Irã acusa Trump de traição, descarta diplomacia e ameaça rota de petróleo
Trump diz que ‘todos’ devem manter os preços do petróleo mais baixos ou estarão ‘jogando nas mãos do inimigo’
A instalação de Fordo, localizada a 90 metros abaixo de uma montanha a sudoeste de Teerã, foi atingida por ataques aéreos americanos no sábado.
O presidente Donald Trump afirmou que os ataques contra Fordo, bem como outras duas instalações nucleares em Natanz e Isfahan, “obliteraram completamente” as principais instalações de enriquecimento do Irã.
O New York Times, em reportagem no domingo, citou duas autoridades israelenses não identificadas com conhecimento da situação, que disseram que o Irã parecia ter transferido urânio e equipamentos de Fordo antes do ataque americano.
Mas Mullin afirmou na segunda-feira (23) que os EUA “prejudicaram gravemente, se não destruíram completamente, sua capacidade de ter uma arma nuclear”. “Temos um bom controle sobre o que destruímos”, seguiu. “Deixamos bem claro, o presidente Trump deixou claro por dez anos, que não permitiremos que o Irã, o patrocinador mundial do terror, tenha uma arma nuclear de forma alguma”, completou.
Mullin disse que isso não significa que os EUA enviarão tropas americanas para o Irã. “Isso significa que podemos fazer isso por via aérea e trabalhar com nossos aliados para concluir o trabalho”, disse. “E acredito que talvez tenhamos que trabalhar com Israel para continuar, talvez nos livrando de alguns de seus estoques, conforme as coisas surgirem.”
Os comentários de Mullin levantam a perspectiva de um envolvimento mais sustentado dos EUA no conflito entre Israel e Irã do que o que Trump vem discutindo publicamente até agora. O presidente não solicitou autorização do Congresso antes de realizar os ataques no fim de semana.
Mas a pressão sobre a Casa Branca para um envolvimento mais completo com o Congresso pode aumentar esta semana, especialmente se parecer que os Estados Unidos estão se preparando para uma segunda grande ação militar americana.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
CEO do Pão de Açúcar renuncia e grupo nomeia diretor financeiro como interino
Eletrobras vai mudar nome para AXIA Energia e tickers na bolsa passarão a ser AXIA3 e AXIA6