Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Frete já encareceu, e risco é colateral instalado”, diz José Carlos de Lima Júnior sobre conflito no Oriente Médio
Publicado 24/06/2025 • 13:59 | Atualizado há 2 meses
Fed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook
OpenAI anuncia melhorias no ChatGPT para prevenir riscos de suicídio após ação judicial
Navios, aviões e bilhões em investimento: Lee, da Coreia do Sul, conquista Trump com acordos
Google diz que canais da Fox podem sair do YouTube TV se acordo não for fechado
Qual o segredo do sucesso de Labubu, o boneco chinês febre no Brasil e no mundo?
Publicado 24/06/2025 • 13:59 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta terça-feira (24), o economista e especialista em comércio exterior José Carlos de Lima Júnior comentou os impactos do aumento das tensões no Oriente Médio para o agronegócio brasileiro.
Segundo ele, o maior risco imediato está no encarecimento do frete marítimo. “A gente já tem uma realidade em que o segundo semestre, naturalmente, é um momento de pico e gargalo no comércio internacional. Nesse cenário de vai e vem de conflitos que estamos vendo ao redor do mundo, surgem incertezas e riscos — e esse risco geralmente é precificado no seguro do frete marítimo”, afirmou.
De acordo com Lima Júnior, a própria sazonalidade do segundo semestre já tende a pressionar os custos logísticos. Com o conflito entre Israel, Irã e o temor envolvendo o estreito de Ormuz, a situação se agrava. “Esse conflito já acumulou um efeito colateral instalado”, disse.
Leia mais:
Ele também alertou para os impactos nos preços dos fertilizantes, especialmente os nitrogenados importados do Irã e do Egito. “Temos uma preocupação com a importação dos hidrogenados, que exigem gás natural. O Irã tem sete fábricas de fertilizantes hidrogenados fechadas. Já o Egito, segundo maior produtor de fertilizantes nitrogenados do mundo, está com duas fábricas paralisadas porque Israel deixou de fornecer insumos.”
Segundo o especialista, a combinação desses fatores pode levar a um choque de oferta. “Já começamos a perceber um receio de possível escassez, e o mercado reagiu rapidamente. Em uma semana, o preço já esticou para cima”, afirmou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Apple conquista vitória importante na batalha global pela criptografia
Setor têxtil projeta perdas com nova tarifa dos EUA e pede medidas compensatórias
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Número de brasileiros que pagam aluguel dispara, aponta IBGE