CNBC

CNBC Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk

Mundo

Trump elimina restrições econômicas contra a Síria, mas retoma contra Cuba

Publicado 01/07/2025 • 06:48 | Atualizado há 10 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, eliminou as restrições econômicas contra a Síria, mas restaurou completamente contra Cuba, de acordo com comunicados enviados pela Casa Branca nesta segunda (30).
  • Em ordem executiva, o republicano revogou as sanções econômicas e restrições comerciais - incluindo controles de exportação - contra o governo da Síria, pessoas e entidades relacionadas.
  • Contudo, Trump manteve sanções contra o ditador Bashar al-Assad e seus aliados, organizações terroristas e "perpetuadores de crimes contra os direitos humanos".
Donald Trump.

Donald Trump.

Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.

O presidente dos EUA, Donald Trump, eliminou as restrições econômicas contra a Síria, mas restaurou completamente contra Cuba, de acordo com comunicados enviados pela Casa Branca nesta segunda (30).

Em ordem executiva, o republicano revogou as sanções econômicas e restrições comerciais – incluindo controles de exportação – contra o governo da Síria, pessoas e entidades relacionadas. Contudo, Trump manteve sanções contra o ditador Bashar al-Assad e seus aliados, organizações terroristas e “perpetuadores de crimes contra os direitos humanos”.

Leia mais
Secretário de Estado dos EUA conversa com Netanyahu sobre Irã e Síria enquanto Trump visita o Golfo
Governo Trump considera adicionar 36 países à proibição de viagens

O documento aponta o alívio de sanções como necessário para garantir a paz e a estabilidade na Síria. Além de retirar as suas restrições, o governo americano afirmou que irá defender na Organização das Nações Unidas (ONU) o alívio de restrições contra os sírios.

Contudo, a ordem executiva alerta que o secretário de Estado – atualmente Marco Rubio – continuará avaliando a situação do país e poderá impor novamente as sanções, se necessário.

Sobre Cuba, o memorando assinado por Trump determina o fim de “práticas econômicas que beneficiem desproporcionalmente o governo cubano ou seus militares” e ordena a garantia da proibição do turismo americano para o país. Entre outras medidas, o documento também prevê que não será restaurada a política “Pés Molhados, Pés Secos”, que dava cidadania permanente aos cubanos que chegassem em solo americano.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo