CNBC
Imagem do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

CNBCFed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook

Mundo

“A Argentina não pode esperar”, diz Milei ao cobrar abertura comercial no Mercosul

Publicado 03/07/2025 • 10:52 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu a abertura econômica e a flexibilização das regras comerciais no bloco regional durante a cúpula do Mercosul, realizada nesta quinta-feira (3).
  • Em discurso aos chefes de Estado e representantes dos países-membros, o chefe do governo argentino afirmou que o atual modelo comercial protecionista do bloco prejudica as populações e beneficia setores específicos.

O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu a abertura econômica e a flexibilização das regras comerciais no bloco regional durante a cúpula do Mercosul, realizada nesta quinta-feira (3).

Em discurso aos chefes de Estado e representantes dos países-membros, o chefe do governo argentino afirmou que o atual modelo comercial protecionista do bloco prejudica as populações e beneficia setores específicos.

“Empreenderemos o caminho da liberdade e o faremos acompanhados ou sozinhos, porque a Argentina não pode esperar”, declarou Milei, ao defender que o país buscará alternativas caso não haja avanços nas negociações internas.

Segundo Milei, o Mercosul se distanciou de seu objetivo inicial de integração econômica e hoje funciona como uma barreira para o comércio internacional. Ele afirmou que as tarifas externas elevadas, combinadas a uma estrutura burocrática que considera ineficiente, resultaram em produtos e serviços mais caros e de menor qualidade, além de limitar as oportunidades de crescimento econômico.

Leia também:

Na Argentina, Lula recebe a presidência do Mercosul de Milei, visita Cristina Kirchner e tem encontros bilaterais

Reformas propostas e acordos

Durante a presidência pro tempore da Argentina, o governo propôs ampliar a lista de exceções à tarifa externa comum e revisar o valor desse tributo para alinhar-se a padrões internacionais. De acordo com Milei, a medida facilitaria novos acordos comerciais.

O presidente argentino anunciou a conclusão de um acordo entre o Mercosul e a EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio). O tratado, segundo ele, conecta o bloco sul-americano a um mercado com Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 1,5 trilhão e renda per capita próxima de US$ 95 mil anuais.

Além disso, Milei destacou o relançamento das negociações com a União Europeia e as conversas em andamento com Emirados Árabes Unidos, Índia, Israel, El Salvador e Panamá.

Ao final do discurso, Milei afirmou que a prosperidade regional depende da liberdade comercial. Ele disse que a Argentina decidiu deixar para trás décadas de estagnação e espera que os países do Mercosul acompanhem esse movimento.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo