CNBC
Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros, como bancos ou outras instituições, para funcionar.

CNBC Bitcoin ultrapassa US$ 120 mil, atingindo recordes antes da ‘Semana Cripto’ nos EUA

Brasil

Sem citar Trump, PT defende desdolarização e destaca protagonismo do Brasil no Brics

Publicado 14/07/2025 • 09:52 | Atualizado há 7 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Em declaração publicada no domingo (13) em seu perfil oficial no Instagram, o Partido dos Trabalhadores (PT) lembrou algumas falas ditas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendendo a necessidade de avançar na desdolarização das relações comerciais entre os países do Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
  • O PT destaca que a desdolarização não é apenas uma mudança econômica, mas também uma ação política estratégica.
PT não cita Trump mas faz várias referências devido ao tarifaço imposto pelo presidente dos EUA.

PT não cita Trump mas faz várias referências devido ao tarifaço imposto pelo presidente dos EUA.

Reprodução/Instagram/@ptbrasil

Em declaração publicada no domingo (13) em seu perfil oficial no Instagram, o Partido dos Trabalhadores (PT) lembrou algumas falas ditas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendendo a necessidade de avançar na desdolarização das relações comerciais entre os países do Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A mensagem foi publicada sem citar diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pivo da crise diplomática com o Brasil, no qual anunciou tarifar os produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto.

“O mundo precisa encontrar um jeito de que nossas relações comerciais não precisem passar pelo dólar… obviamente, temos que ser responsáveis e fazer isso com cuidado”, afirma o partido, citando o presidente brasileiro em relação à postura que o Brasil deve ter em relação à reação norte-americana.

Leia mais:

Lula: tarifa de 50% de Trump será respondida com reciprocidade pelo Brasil

De 10% a 50%: o que mudou em 98 dias após anúncio tarifário de Trump ao Brasil

Lula convoca reunião de emergência após Trump impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Trump impõe tarifas de 50% ao Brasil

O Brics, grupo de países que representam quase metade da população e da força econômica mundial, tem uma proposta de criar uma moeda única para desdolarizar a economia dos seus países, reduzindo a dependência da moeda dos EUA.

Citando outra frase de Lula, o PT destaca que a desdolarização não é somente uma mudança econômica, mas também uma ação política estratégica. “É um novo jeito de a gente fazer o multilateralismo sobreviver no mundo… não queremos mais um mundo tutelado… não queremos mais desrespeito à soberania.”

“Um novo tempo exige coragem para mudar. E o Brasil está pronto para liderar esse caminho”, afirma o PT.

Confira a publicação:

Trump sobre criação de nova moeda: ‘dólar é soberano

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o Brics e afirmou que os países integrantes do bloco deverão pagar uma tarifa adicional de 10%. Segundo ele, o Brics foi criado para prejudicar os Estados Unidos e substituir o dólar como moeda padrão do comércio internacional.

Em declaração transmitida pela CNBC, Trump afirmou que qualquer país que se alinhar ao que classificou como “políticas antiamericanas” do Brics será submetido à tarifa extra. “Eles terão que pagar 10% se estiverem no Brics, porque o Brics foi criado para nos prejudicar. Foi criado para degenerar nosso dólar”, disse.

O presidente norte-americano ressaltou que o dólar não perderá seu status enquanto estiver no comando. “Se tivermos um presidente estúpido como o último, perderemos o padrão. Se perdermos o padrão mundial do dólar, será como perder uma guerra mundial”, afirmou. “O dólar é soberano e vamos manter desse jeito. Quem quiser desafiar isso, terá que pagar um preço alto”, completou.

Lula sobre nova moeda de comércio: “complicado, mas importante”

A criação de uma nova moeda de comércio para o Mercosul alternativa ao dólar vem sendo defendida constantemente pelo presidente Lula.

No início do mês, durante a cerimônia de abertura do 10º Encontro Anual do Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), também conhecido como o Banco dos Brics, Lula afirmou que a instituição de uma nova moeda de comércio “é um processo complicado, mas importante”.

“A discussão sobre a necessidade de uma nova moeda de comércio é extremamente importante. É complicado, eu sei. Tem problemas políticos, eu sei. Mas se a gente não encontrar uma nova fórmula, a gente vai terminar o século XXI igual a gente começou o século XXI. E isso não será benéfico para a humanidade”, defendeu.

Leia mais:

Lula convoca reunião no Alvorada para discutir resposta ao tarifaço de Trump e pode divulgar decreto nesta segunda-feira

Lula ironiza Trump e diz que quem come jabuticaba ‘não precisa de briga tarifária’

Ministro russo creditou ideia de moeda única do BRICS a Lula

Em entrevista para a TV BRICS em novembro do ano passado, o Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, creditou ao presidente Lula a ideia de criar um sistema de pagamento para o Brics alternativo ao dólar.

“Foi o presidente Lula da Silva, na cúpula do Brics em Joanesburgo, no ano passado, que iniciou o debate trabalhado pela presidência russa sobre sistemas de pagamento alternativos”, disse à época.

“Como já disse, houve progresso, mas é preciso levá-lo à sua conclusão lógica para que surjam mecanismos prontos para serem usados. Não tenho dúvidas de que nossos colegas brasileiros dedicarão o máximo de energia a essa questão”, acrescentou.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil