CNBC

CNBC Trump nega planos para demitir presidente do Fed: “altamente improvável”

Mundo

Banco Central da Indonésia reduz as taxas para estimular o crescimento

Publicado 16/07/2025 • 10:14 | Atualizado há 1 dia

AFP

KEY POINTS

  • Banco Central da Indonésia cortou as principais taxas de juros pela terceira vez este ano e deixou aberta a possibilidade de mais cortes, na tentativa de impulsionar o crescimento da maior economia do Sudeste Asiático.
  • A taxa de recompra reserva foi reduzida de sete dias em 25 pontos base, chegando a 5,25 por cento.
  • "Esta decisão é consistente com a previsão de inflação cada vez mais baixa para 2025 e 2026, a estabilidade mantida da taxa de câmbio da rupia em linha com os fundamentos, e a necessidade de continuar a impulsionar o crescimento econômico", disse Perry aos repórteres.
  • Analistas projetam que a rupia se desvalorize em relação ao dólar após o corte de taxa, e previram que o Banco da Indonésia continuará a flexibilizar a política monetária.
Indonésia

Indonésia

Unsplash.

O Banco Central da Indonésia cortou nesta quarta-feira (16) as principais taxas de juros pela terceira vez este ano e deixou aberta a possibilidade de mais cortes, na tentativa de impulsionar o crescimento da maior economia do Sudeste Asiático. 

A taxa de recompra reserva foi reduzida de sete dias para 25 pontos-base, chegando a 5,25 por cento. Outras duas taxas principais também foram reduzidas na mesma proporção.

O Banco da Indonésia reduziu a taxa de recompra reversa de sete dias em 25 pontos-base, chegando a 5,25 por cento. 

Outras duas taxas principais também foram reduzidas na mesma proporção. Além disso, o governador Perry Warjiyo afirmou que os responsáveis “continuarão a monitorar” se mais medidas serão necessárias para estimular o crescimento, enquanto tentam estabilizar a inflação e a moeda rupia.

Leia mais:

Trump diz que Indonésia terá tarifa de 19% e que EUA terão acesso completo ao país asiático

Em encontro com o presidente da Indonésia, Lula faz defesa do multilateralismo, comércio bilateral e do Estado Palestino

“Esta decisão é consistente com a previsão de inflação cada vez mais baixa para 2025 e 2026, a estabilidade mantida da taxa de câmbio da rupia em linha com os fundamentos, e a necessidade de continuar a impulsionar o crescimento econômico”, disse Perry aos repórteres.

A rupia esteve sob pressão na primeira metade do ano, negociando perto dos níveis mais baixos desde a crise financeira asiática, devido às tarifas abrangentes do presidente dos EUA, Donald Trump.

No entanto, Jacarta fechou um acordo comercial na terça-feira (15) que fará com que Washington imponha tarifas de 19 por cento sobre os produtos indonésios, abaixo dos 32 por cento anteriormente ameaçados. As exportações dos EUA não serão taxadas.

Analistas projetam que a rupia se desvalorize em relação ao dólar após o corte de taxa, e previram que o Banco da Indonésia continuará a flexibilizar a política monetária.

Previsões e expectativas futuras

“Achamos que a moeda vai perder algum terreno nos próximos meses, o que significa que o BI continuará a avançar gradualmente com o afrouxamento monetário”, disse Jason Duvey, economista chefe adjunto de mercados emergentes da Capital Economics.

Ele previu mais um corte de 25 pontos-base ainda este ano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo