Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF e ex-governador de São Paulo, aos 93 anos
Publicado 20/07/2025 • 10:44 | Atualizado há 4 meses
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2
Binance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
Trump desiste de comparecer à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas
CEO da MongoDB deixa cargo e é substituído por executivo da Cloudflare
Publicado 20/07/2025 • 10:44 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu na madrugada deste domingo (20), aos 93 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu. A causa da morte não foi divulgada. O velório está previsto para ocorrer ainda neste domingo, na capital paulista.
Leia mais:
Morre Roberto Duailibi, fundador da agência DPZ e referência da publicidade brasileira
Nascido em 6 de maio de 1932, em São Paulo, Marin iniciou sua trajetória como jogador de futebol, atuando como ponta-direita por clubes como São Paulo FC, Jabaquara e São Bento. Formado em Direito, migrou para a política nos anos 1960, sendo eleito vereador pela capital paulista em 1963. Em 1982, assumiu o governo de São Paulo por dez meses após a saída de Paulo Maluf, de quem era vice.
Marin comandou a CBF entre 2012 e 2015, tendo liderado a entidade durante a organização da Copa do Mundo no Brasil. Antes disso, teve passagem como presidente da Federação Paulista de Futebol (1982–1988) e chefiou a delegação brasileira na Copa de 1986, no México.
Marin foi banido do futebol pela FIFA após ser preso em maio de 2015, na Suíça, durante operação conduzida pelo FBI no caso conhecido como Fifagate. Condenado por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude bancária, cumpriu parte da pena nos Estados Unidos e foi libertado em março de 2020 por razões de saúde. Em 2023, sofreu um AVC em São Paulo.
Sua gestão na CBF também ficou marcada pela polêmica escolha de Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira para liderar a seleção na Copa de 2014, que terminou com a histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha. Ainda durante seu mandato, a nova sede da CBF foi inaugurada no Rio de Janeiro, inicialmente com o nome de José Maria Marin – posteriormente removido após sua prisão.
Entre os episódios marcantes de sua carreira está o episódio da medalha da Copa São Paulo Júnior, em 2012, quando foi flagrado colocando uma das premiações no bolso. Na época, Marin alegou que a medalha havia sido reservada como cortesia.
Em nota, a CBF lamentou a morte de Marin:
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta o falecimento de José Maria Marín, ocorrido na madrugada deste domingo (20), em São Paulo, aos 93 anos. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês e será velado nesta tarde, na capital paulista.
Nascido em 6 de maio de 1932, José Maria Marín foi presidente da CBF entre 12 de março de 2012 e 16 de abril de 2015.
Antes de assumir a presidência da entidade, o paulistano construiu carreira na política paulista, tendo sido vereador e deputado estadual nas décadas de 1960 e 70. Foi vice-governador de São Paulo de 1979 a 1982 e governador entre 1982 e 1983. De 1982 a 1988, foi o mandatário da Federação Paulista de Futebol e chefiou a delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
2
Avião de carga explode após decolagem nos EUA e provoca grande operação de emergência
3
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
4
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
5
Banco Central publica regras para fechar ‘contas-bolsão’ usadas em fraudes e lavagem de dinheiro