CNBC
Donald Trump.

CNBC UE tenta acordo enquanto EUA mantém prazo para tarifas em 1º de agosto

Brasil

Alckmin diz que governo mantém “conversas reservadas” com os EUA sobre tarifas

Publicado 21/07/2025 • 20:00 | Atualizado há 5 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A declaração foi feita após reunião com representantes de empresas de tecnologia e de setores afetados pela medida anunciada pela gestão de Donald Trump.
  • Segundo Alckmin, o objetivo principal do diálogo é ampliar o prazo de vigência das tarifas para até 90 dias, o que daria tempo para negociação.
Alckmin diz que governo mantém "conversas reservadas" com os EUA sobre tarifas

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (21) que o governo brasileiro mantém conversas com os Estados Unidos por “canais institucionais e de forma reservada” sobre o aumento de tarifas contra produtos do Brasil. A declaração foi feita após reunião com representantes de empresas de tecnologia e de setores afetados pela medida anunciada pela gestão de Donald Trump.

Leia mais:

Tarifas de Trump podem ter impacto “extraordinário” para mineração, diz presidente do IBRAM
Mineração brasileira pode enviar missão aos EUA para tratar de tarifas; Alckmin participa de reunião com setor
Bessent: Tarifas de 1º de agosto vão aumentar pressão por acordos comerciais

Segundo Alckmin, o objetivo principal do diálogo é ampliar o prazo de vigência das tarifas para até 90 dias, o que daria tempo para negociação.

Ele evitou detalhar quem são os interlocutores americanos, mas reforçou que o governo brasileiro busca manter o diálogo em caráter diplomático e institucional. “Estamos em conversas com o governo americano pelos canais institucionais e de forma reservada”, declarou.

Reunião com big techs

Na reunião com representantes de big techs como Apple, Meta, Google, Visa e Expedia, Alckmin destacou que as empresas foram citadas no documento da Seção 301 e que o encontro foi uma oportunidade para ouvir o setor.

“Elas são importantes investidores no Brasil e demonstraram a relevância do país no trabalho delas”, afirmou. O vice-presidente disse que a questão da tributação de fintechs não foi tratada no encontro.

“PIX para todos”

Sobre o sistema de pagamentos, Alckmin disse que o PIX foi mencionado pelas empresas de tecnologia, que manifestaram apoio à proposta de um “PIX para todos”.

Ele ressaltou que a gratuidade e a velocidade são os principais fatores para o sucesso da ferramenta. “O PIX é um sucesso absoluto. Nada impede que outras empresas participem da fórmula de pagamento, desde que também ofereçam de graça”, comentou.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil