CNBC
Sundar Pichai, CEO do Google, EUA, falando durante a sessão "An Insight, An Idea with Sundar Pichai" na Reunião Anual de 2018 do Fórum Econômico Mundial em Davos

CNBC Google fecha acordo de US$ 2,4 bilhões para reforçar equipe de IA com CEO da Windsurf

Brasil

Após fraude, INSS usará biometria para liberar empréstimos consignados

Publicado 19/05/2025 • 20:01 | Atualizado há 2 meses

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, assinou medida que implementa o uso de dados biométricos para a liberação de novos empréstimos consignados pelo órgão.
  • A novidade vem após a Operação Sem Desconto, que identificou uma série de descontos indevidos nas folhas de pagamento de vários beneficiários, sem autorização.
  • Segundo o INSS, a nova regra passará a valer a partir da próxima sexta-feira (23)
Desde 16 de abril, é possível consultar o valor do 13º no aplicativo Meu INSS (para celulares e tablets) ou no site gov.br/meuinss

Se o valor não for depositado por algum motivo (como conta encerrada), ele ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil

Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) introduzirá a leitura biométrica obrigatória para liberar novos empréstimos consignados a partir da próxima sexta-feira (23). A decisão, publicada no Diário Oficial da União hoje, segunda-feira (19), foi assinada por Gilberto Waller Junior, presidente do INSS.

A medida busca “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”. A mudança segue a Operação Sem Desconto, iniciada pela PF e pela Controladoria Geral da União (CGU), que investiga fraudes em descontos de mensalidades de sindicatos e associações na folha de pagamento de beneficiários do INSS sem autorização.

Com a nova regra, a partir do dia 23, o desbloqueio de novos empréstimos consignados dependerá de reconhecimento biométrico na plataforma Meu INSS.

LEIA MAIS

“Crédito extraordinário para o INSS não está em discussão”, diz Haddad

INSS: Ala da equipe econômica prevê liberar até R$ 1 bilhão do orçamento neste ano para ressarcir vítimas

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

O despacho orienta os setores responsáveis a tomar as ações necessárias para integrar a biometria nos processos. Em 8 de maio, o presidente do INSS já havia bloqueado novos descontos de empréstimos consignados para todos os beneficiários, independentemente da data de concessão do benefício, permitindo que segurados solicitassem desbloqueios por canais oficiais do INSS.

Entre os dias 14 e 17 deste mês, cerca de 1,5 milhão de aposentados e pensionistas do INSS solicitaram reembolsos de mensalidades descontadas sem autorização. A partir de 6 de junho, trabalhadores com a nova modalidade de consignado privado poderão transferir suas dívidas para instituições financeiras que ofereçam taxas de juros mais baixas.

Essa troca de dívidas e concessão de novos empréstimos será gerida pela Dataprev, com o Ministério do Trabalho e Emprego monitorando diariamente as taxas de juros e o perfil dos tomadores de crédito.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil