Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
As 10 cidades mais habitáveis do mundo com base em saúde, infraestrutura e muito mais
Publicado 19/06/2025 • 16:58 | Atualizado há 4 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Mercado de IA atrai trilhões em investimentos e divide Wall Street entre euforia e temor de bolha
Publicado 19/06/2025 • 16:58 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
A Unidade de Inteligência do The Economist (EIU) divulgou seu Índice de Habitabilidade de 2025, que classifica as cidades mais habitáveis do mundo. O relatório avalia 173 cidades em 30 indicadores divididos em cinco categorias, cada uma recebendo uma porcentagem ponderada:
Cada cidade recebeu uma pontuação de 1 a 100 — 1 é considerado intolerável e 100 é considerado ideal. O relatório afirma que a pontuação média de habitabilidade nas 173 cidades do índice é de 76,1 em 100, o que não mudou desde 2024. Apesar disso, o relatório afirma que “a habitabilidade continua sob pressão em meio a tensões geopolíticas, agitação civil e crises habitacionais generalizadas”.
Após passar três anos como a cidade mais habitável do mundo, Viena foi superada por Copenhague na primeira colocação deste ano. A cidade dinamarquesa obteve notas máximas em estabilidade, educação e infraestrutura, com uma média geral de 98,0.
Ana Nicholls, diretora de análise industrial da EIU, disse à CNBC Make It que o motivo pelo qual Copenhague ficou em primeiro lugar foi, em parte, devido à sua pontuação mais alta na categoria cultura e meio ambiente, que abrange aspectos como bares, restaurantes, eventos esportivos e ocasiões.
A Europa Ocidental continua sendo a região com melhor desempenho em termos de qualidade de vida em quatro das cinco categorias e só foi superada pela América do Norte em educação.
Os Estados Unidos não tiveram nenhuma cidade entre as 10 ou 20 primeiras e isso tem muito a ver com suas maiores taxas de criminalidade, menor estabilidade social e infraestrutura, diz Nicholls.
“Vale a pena dizer que cidades menores nos EUA se saem muito melhor do que cidades maiores, e isso se aplica, em geral, ao ranking de qualidade de vida”, diz ela. “Lugares como Nova York tendem a ter um desempenho muito pior, mas, dito isso, as cidades americanas têm uma área em que se destacam: educação.”
A cidade dos EUA que obteve a melhor classificação foi Honolulu, Havaí, na 23ª posição. Havia um total de 21 cidades americanas no ranking geral.
Nicholls também destacou que, das 21 cidades dos EUA classificadas, 14 subiram no índice, principalmente porque as classificações de outras cidades ao redor do mundo caíram.
“Os EUA têm um sistema educacional bastante forte, então o mais importante é a disponibilidade e o acesso à saúde, e que isso seja relativamente equitativo”, acrescenta. “Outra lição que os EUA poderiam aprender é investir um pouco mais em infraestrutura.”
1. Copenhague, Dinamarca
2. Viena, Áustria e Zurique, Suíça (empate)
4. Melbourne, Austrália
5. Genebra, Suíça
6. Sidney, Austrália
7. Osaka, Japão e Auckland, Nova Zelândia (empate)
9. Adelaide, Austrália
10. Vancouver, Canadá
Empatadas na segunda posição estão Viena, na Áustria, e Zurique, na Suíça, cada uma com uma pontuação de 97,1.
Viena obteve uma pontuação mais alta que Zurique na categoria infraestrutura, enquanto Zurique obteve uma pontuação mais alta em cultura e meio ambiente.
Nicholls diz que a única razão pela qual Viena saiu do primeiro lugar foi devido à descoberta de um ataque planejado a uma estação de trem da cidade no início deste ano, o que levou a uma diminuição na pontuação da categoria de estabilidade.
“De certa forma, isso não afetou a qualidade de vida, mas as ameaças fizeram a diferença em termos de estabilidade na nossa classificação”, acrescenta. “Por outro lado, a Suíça se sai muito bem em termos de saúde e educação porque tem sistemas ótimos.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’
Pagamento de stablecoin pode virar tendência entre o mercado; empresária explica