Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsonaro deve receber alta hoje, mas tem pedido de prisão domiciliar negado
Publicado 01/01/2026 • 14:10 | Atualizado há 59 minutos
Cobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez
Atas do Fed revelam divisão de membros sobre corte de juros
EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos
Vendas de Champagne disparam no Ano-Novo, mas denúncias trabalhistas pressionam o setor
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Publicado 01/01/2026 • 14:10 | Atualizado há 59 minutos
KEY POINTS
Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro irá deixar o Hospital DF Star, em Brasília, nesta quinta-feira (1º), após sete dias de internação por uma cirurgia de hérnia inguinal e um procedimento contra suas crises recorrentes de soluço. Mesmo recebendo alta, os médicos ainda precisam prescrever os medicamentos e aparelhos necessários para Bolsonaro utilizar na prisão.
O horário de saída de Bolsonaro ainda não foi confirmado já que depende da disponibilidade da PF para buscá-lo. O pedido feito pela sua defesa, na quarta-feira (31), ao STF para cumprir a pena em regime domiciliar por “risco concreto de agravamento” de sua saúde, foi negado.
Leia mais
Bolsonaro passa por terceira cirurgia para tratar crise de soluços
Em carta, Bolsonaro confirma o filho Flávio pré-candidato a presidente; após cirurgia, Jair volta ao quarto e se recupera
A tentativa de cessar as crises de soluço por meio do bloqueio do nervo frênico não entregou o resultado definitivo esperado pela equipe. Segundo o cirurgião Cláudio Birolini, a persistência dos espasmos, mesmo após o procedimento, indica que a causa pode estar no Sistema Nervoso Central.
“O bloqueio do diafragma dos dois lados diminuiu a intensidade dos soluços, mas não cessou a crise. Isso nos leva a entender que o estímulo não é do pescoço para baixo, mas é da cabeça para cima. É provavelmente um estímulo de origem do sistema nervoso”.
A partir de agora, o manejo será focado em medicamentos e terapias alternativas, como fonoaudiologia e recrutamento diafragmático, descartando intervenções cirúrgicas definitivas no nervo.
Um ponto sensível da coletiva foi a revelação de que Bolsonaro apresenta um quadro depressivo e dificuldades severas de sono. O cardiologista Brasil Caiado relatou que o estado de ânimo do ex-presidente oscila drasticamente conforme a duração das crises de soluço.
Além disso, exames de polissonografia confirmaram uma apneia do sono severa, com cerca de 50 episódios de obstrução respiratória por hora. Bolsonaro começou a utilizar o aparelho CPAP no hospital e deverá manter o uso contínuo ao retornar para a carceragem.
Apesar dos picos hipertensivos registrados após os procedimentos de bloqueio nervoso, o quadro clínico geral é considerado estável. A cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral evoluiu bem e não apresenta intercorrências.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: qual é o prêmio para quem acertar a quina ou a quadra?
2
Mega da Virada é sorteada: veja os números
3
Seis apostas ganham prêmio bilionário da Mega da Virada; veja quanto cada um irá levar
4
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
5
Mega da Virada: relembre quem foram os ganhadores da edição de 2024