Bolsonaro participa de ato na Avenida Paulista em defesa de anistia a envolvidos em 8 de janeiro
Publicado 06/04/2025 • 16:26 | Atualizado há 3 semanas
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 06/04/2025 • 16:26 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
SP - ATOS GOLPISTAS/CONDENADOS/ANISTIA/MANIFESTAÇÃO/BOLSONARO/AVENIDA PAULISTA - POLÍTICA - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acena para apoiadores ao lado da esposa, Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, durante ato pela anistia dos envolvidos nas invasões em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), neste domingo, 6. 06/04/2025 - Foto: ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O ex-presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo (6) de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo. O ato, convocado por aliados, teve como uma das principais pautas o pedido para que o Congresso Nacional aprove a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas por manifestantes inconformados com o resultado das eleições presidenciais.
Este é o primeiro evento público com a presença de Bolsonaro desde que ele se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, junto com outros sete acusados. A denúncia foi aceita no início de março, com base em investigações da Polícia Federal.
Leia também:
Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus por golpe
Durante a manifestação, Bolsonaro foi acompanhado por aliados políticos de peso. Subiram ao palanque seis governadores: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Jorginho Melo (PL-SC), Romeu Zema (Novo-MG), Wilson Lima (União-AM), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO). A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também participaram do evento, demonstrando apoio ao ex-presidente.
A mobilização deste domingo acontece três semanas após outro ato da direita, realizado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os organizadores também defenderam a anistia aos réus dos ataques de 8 de janeiro e criticaram a atuação do Supremo Tribunal Federal e do governo federal.
Por outro lado, movimentos de esquerda também marcaram presença na Avenida Paulista recentemente. Na semana anterior, lideranças progressistas e entidades civis organizaram uma manifestação contrária ao projeto de lei que propõe a anistia aos acusados de tentativa de golpe. Entre os presentes estava o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que classificou a proposta como um “retrocesso democrático”.
O debate em torno da anistia deve permanecer em pauta no Congresso Nacional e promete intensificar ainda mais a polarização política no país nos próximos meses.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Último adeus ao Papa Francisco reúne dezenas de autoridades e líderes mundiais; saiba como foi
Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco
Último adeus ao Papa Francisco: cortejo de despedida percorre ruas de Roma
Funeral do Papa Francisco: quem vai comparecer?
Papa Francisco é o primeiro pontífice a ser sepultado fora do Vaticano em mais de 100 anos