Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil e Índia expandem parcerias econômicas; Embraer inaugura escritório em Nova Délhi
Publicado 18/10/2025 • 14:51 | Atualizado há 4 semanas
Importantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani
Famílias bilionárias optam por comprar times esportivos em vez de colecionar arte e carros
EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%
EXCLUSIVO: empresas de IA admitem preocupação com bolha no mercado de ações
Alibaba mira assinaturas de IA e pagamentos tokenizados em parceria com o JPMorgan
Publicado 18/10/2025 • 14:51 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Foto: Virendra Singh/Secom/PR
A relação entre Brasil e Índia entra em uma nova fase com o fortalecimento dos acordos estratégicos em comércio, investimentos e defesa, resultado da missão oficial liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em Nova Délhi. Um dos principais marcos da visita foi a inauguração do escritório corporativo da Embraer, consolidando a presença da fabricante brasileira de aeronaves no mercado indiano e ampliando o alcance da Parceria Estratégica bilateral.
Durante a cerimônia, Alckmin destacou o papel da Embraer na expansão da indústria nacional e o potencial do novo escritório para gerar oportunidades comerciais e tecnológicas. “A inauguração do escritório da Embraer é um símbolo da confiança mútua entre nossas duas grandes democracias. Representa um passo importante na expansão da presença industrial brasileira na Índia”, afirmou.

O evento reuniu autoridades dos dois países, incluindo o ministro da Defesa, José Múcio, o ministro da Aviação Civil da Índia, Shri Kinjarapu Rammohan Naidu, e o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior.
Para o ministro José Múcio, a instalação do novo escritório da Embraer “é retrato do fortalecimento da presença brasileira em um país amigo e parceiro estratégico”. Segundo ele, a iniciativa “representa um passo concreto na construção de pontes industriais e tecnológicas, reflete a confiança mútua e o compromisso da Embraer de investir no país, ampliar a equipe local e contribuir com o desenvolvimento conjunto nas áreas de defesa, aviação comercial e executiva”.
Leia mais:
Brasil e Índia fazem acordos em tecnologia, defesa e aeronáutica
Embraer fecha parceria com o Grupo Mahindra para fabricar cargueiro militar na Índia
Alckmin se diz otimista com a possibilidade de Trump aceitar pedido de suspensão do tarifaço
Múcio destacou ainda que a missão à Índia “aproxima as indústrias de defesa dos dois países e abre novas possibilidades de coprodução, transferência de tecnologia e capacitação mútua”. O ministro citou como exemplo o interesse da Força Aérea Indiana no cargueiro C-390 Millennium, aeronave desenvolvida pela Embraer, e o fortalecimento do diálogo entre as pastas de defesa.
Durante a visita, foi assinado o Acordo de Cooperação Estratégica entre a Embraer Defesa & Segurança e o Grupo Mahindra, voltado à produção do C-390 Millennium para o programa de Aeronaves de Transporte Médio da Força Aérea Indiana. O projeto prevê industrialização local, transferência de tecnologia e geração de empregos, com a Índia se tornando um polo regional de fabricação e suporte.

Alckmin também traçou paralelos entre o programa indiano “Make in India” e a política de Neoindustrialização brasileira, destacando objetivos semelhantes de inovação, sustentabilidade e formação de capacidades nacionais. “Assim como o Make in India busca transformar a Índia em polo global de manufatura avançada, o Make in Brazil quer reindustrializar o país com inovação e inclusão”, disse.
Além da cooperação em defesa, Brasil e Índia avançaram em entendimentos comerciais e regulatórios. Entre os anúncios, estão o acordo de facilitação de investimentos, a prevenção da bitributação, o visto eletrônico para empresários e a expansão do Acordo de Comércio Preferencial Mercosul–Índia, que deve elevar o comércio bilateral para US$ 20 bilhões até 2026.
Segundo o vice-presidente, “esses acordos trarão mais segurança jurídica, ampliarão a complementariedade econômica e impulsionarão os investimentos bilaterais”.
Na visão de Alckmin, a nova etapa da parceria Brasil–Índia é “um passo estratégico para consolidar laços de confiança, gerar inovação e ampliar a presença de empresas brasileiras em mercados de alta competitividade”.
O ministro José Múcio reforçou que o fortalecimento da cooperação “representa uma oportunidade de longo prazo para a indústria de defesa nacional e para a diplomacia econômica brasileira”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Trump exclui itens agrícolas da tarifa recíproca e atualiza regras de importação
3
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
4
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção