Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Chefe da OTAN vai pedir aumento de 400% na defesa aérea da aliança
Publicado 09/06/2025 • 11:54 | Atualizado há 2 meses
Contratações em empresas privadas disparam; 104 mil em julho, diz ADP
Ações da Palo Alto Networks caem após anunciar acordo de US$ 25 bilhões com CyberArk
Qualcomm supera expectativas nos lucros e destaca crescimento com óculos inteligentes da Meta
Lucro do segundo trimestre da Samsung cai pela metade, abaixo das expectativas
Ford restabelece perspectiva para o ano inteiro, incluindo tarifa de US$ 2 bilhões
Publicado 09/06/2025 • 11:54 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Novo secretário-geral da OTAN, Mark Rutte
O novo secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, deve defender nesta segunda-feira (9) um “salto qualitativo” nas capacidades de defesa da aliança, incluindo um aumento de 400% nos sistemas de defesa aérea e antimísseis, para proteger os países membros contra ameaças da Rússia.
“Vemos na Ucrânia como a Rússia impõe o terror pelo ar. Por isso, fortaleceremos o escudo que protege nossos céus”, afirma Rutte em discurso no centro de estudos Chatham House, em Londres, segundo trechos divulgados à imprensa.
O apelo ocorre às vésperas da cúpula da OTAN, que será realizada neste mês na Holanda. Antes do discurso, Rutte se reunirá com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, é o segundo encontro entre os dois desde que o líder trabalhista assumiu o cargo, em julho de 2024.
As declarações de Rutte coincidem com a crescente pressão dos Estados Unidos por maiores investimentos em defesa. O presidente norte-americano, Donald Trump, vem exigindo que os membros da aliança aumentem seus orçamentos militares para o equivalente a 5% do PIB — mais que o dobro da meta atual de 2%.
Saiba mais:
Colapso do governo mergulha Holanda em turbulência antes de cúpula crucial da OTAN
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse na semana passada que os países da OTAN estão próximos de um acordo para adotar essa nova meta, que pode ser formalizada na cúpula em Haia. Segundo ele, a proposta prevê 3,5% do PIB para gastos diretamente militares e 1,5% para infraestrutura e outras atividades relacionadas à defesa.
“Essa combinação representa um compromisso real. Acreditamos que todos os países podem fazer sua parte”, afirmou Hegseth.
Desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, os países da OTAN têm buscado reforçar suas capacidades militares. Rutte deve alertar que, mesmo com o fim do conflito, a ameaça representada pela Rússia continuará presente.
“Precisamos de mais forças e mais equipamentos para implementar plenamente nossos planos de defesa”, dirá ele. “Nossos exércitos também necessitam de milhares de veículos blindados, tanques e milhões de projéteis de artilharia.”
Na semana passada, o Reino Unido anunciou a construção de até 12 submarinos nucleares de ataque e seis fábricas de munição, como parte de uma estratégia para rearmar o país frente aos riscos representados pela Rússia. O governo Starmer também prometeu elevar os gastos com defesa para 2,5% do PIB até 2027, embora ainda não tenha definido um cronograma claro para novos aumentos.
Reação de Moscou
As declarações de Rutte foram rapidamente rebatidas por Moscou. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a OTAN “se revela um instrumento de agressão e confronto”.
Rutte concluirá seu discurso com um chamado à modernização da aliança: “A OTAN precisa se tornar uma aliança mais forte, mais justa e mais letal.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ondas de tsunami chegam à Califórnia e ao Havaí após terremoto de grande magnitude na Rússia
Governo antecipa retomada da tarifa de 35% para carros elétricos e híbridos importados
Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco
Contratações em empresas privadas disparam; 104 mil em julho, diz ADP
Japão, Havaí e Rússia rebaixam alertas de tsunami após forte terremoto em Kamchatka