Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Com alta em serviços e indústria, PIB avança 0,9% no 3º trimestre
Publicado 03/12/2024 • 09:14 | Atualizado há 11 meses
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio
Rendimentos do Tesouro Americano caem enquanto pesquisa do Fed da Filadélfia mostra fraqueza regional
Bolha da IA ameaça mercado, mas chance de uma correção é “muito alta”, diz ex-executivo da Meta
Publicado 03/12/2024 • 09:14 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu (0,9%) na passagem do segundo trimestre para o terceiro deste ano.
Já na comparação com o mesmo trimestre de 2023, o PIB cresceu 4,0% (leia mais abaixo).
As altas nos serviços (0,9%) e na indústria (0,6%) contribuíram para essa taxa positiva, ainda que a Agropecuária tenha recuado 0,9% no período.
Em valores correntes, foram gerados R$ 3,0 trilhões. De janeiro a setembro, o PIB acumulou alta de 3,3%, enquanto nos últimos quatro trimestres, a alta foi de 3,1%. Frente ao 3º trimestre de 2023, o indicador cresceu 4,0%. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta terça-feira (3) pelo IBGE.
Nos resultados do 3º trimestre de 2024 frente ao trimestre imediatamente anterior, dois dos três grandes setores econômicos sob a ótica da produção avançaram: serviços (0,9%) e indústria (0,6%). Já a agropecuária registrou queda de 0,9% no período.
Nos serviços, cresceram:
Na indústria, houve alta de 1,3% nas indústrias de transformação. Por outro lado, caíram:
Pela ótica da demanda, o investimento (Formação Bruta de Capital Fixo) cresceu 2,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Na mesma comparação, a despesa de consumo das famílias aumentou 1,5%, e a do governo cresceu 0,8%.
No que se refere ao setor externo, houve queda nas exportações de bens e serviços (-0,6%) e alta nas importações de bens e serviços (1,0%) em relação ao segundo trimestre de 2024.
O ciclo positivo da economia brasileira deve se estender por mais tempo, afirmou o professor de economia da FGV, Renan Pieri.
“Desde 2022, a gente vem acumulando um crescimento econômico bastante robusto, e por mais que a economia desse alguns sinais de que pudesse entrar ainda esse ano em desaceleração, ela está crescendo até mais, gerando mais empregos e batendo todos os recordes de número de ocupados, o que leva a entender que esse ciclo positivo deve se estender por mais tempo”, disse em entrevista ao Real Time, da Times Brasil, Licenciado Exclusivo CNBC.
O professor acredita que o Brasil assistiu a uma quebra estrutural nas séries econômicas com a pandemia, e ela passou a se comportar de maneira distinta. “Se você olhar a perspectiva, pelo menos do relatório Focus para os próximos meses, já é de crescimento mais baixo. Eu não acho que o mercado está ficando mais otimista necessariamente. O mercado só está se ajustando à realidade”, afirmou Pieri.
José Ronaldo de Castro Júnior, professor de economia do Ibmec-RJ, explicou que o desempenho negativo do agro no período se deve a uma perda de safra, principalmente de soja e milho, mas que os demais setores estão respondendo de forma satisfatória.
“O destaque é a indústria de transformação, que há muito tempo estava tendo um desempenho ruim. Houve um crescimento maior do que se imaginava, e isso deve fazer com que todos revejam as projeções para o ano. Os números, à princípio, vieram bons, o que não significa que vai continuar bom para os próximos”, disse Júnior.
Para o professor, houve um aumento dos investimentos, mas o aumento da capacidade produtiva tem sido menor do que o aumento da demanda. “A gente chegou nesse limite. Agora, a gente não tem mais ociosidade na economia. E aí o crescimento, para que não seja inflacionário, vai ter que ser acompanhado de um aumento na capacidade ou de um aumento na produtividade, o que não tem acontecido no ritmo que a gente gostaria”, afirmou.
Já na comparação com o mesmo trimestre de 2023, o PIB cresceu 4,0%, 15ª alta consecutiva nesta base de comparação.
A Agropecuária registrou queda de 0,8% frente a igual período em 2023. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado em novembro mostrou que alguns produtos, cujas safras são significativas no terceiro trimestre, apresentaram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade, como cana (-1,2%), milho (-11,9%) e laranja (-14,9%). Esses recuos suplantaram o bom desemprenho de culturas como algodão (14,5%), trigo (5,3%) e café (0,3%), que também possuem safras relevantes no período.
Na Indústria, a alta foi de 3,6% frente ao terceiro trimestre do ano passado. Destaque para Construção (5,7%), corroborado tanto pela alta da ocupação como da produção dos insumos típicos dessa atividade. As Indústrias de transformação (4,2%) obtiveram expansão, influenciadas, principalmente, pela fabricação de veículos automotores; outros equipamentos de transporte; móveis e produtos químicos.
Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos cresceu 3,7%, favorecida pelo maior consumo de eletricidade, apesar das bandeiras tarifárias mais desfavoráveis. Houve queda apenas nas Indústrias extrativas (-1,0%), devido à queda da extração de petróleo e gás.
Já o setor com maior peso no PIB, o de Serviços, avançou 4,1% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Todas as suas atividades ficaram no campo positivo: Informação e comunicação (7,8%); Outras atividades de serviços (6,4%); Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (5,1%); Comércio (3,9%); Atividades imobiliárias (3,1%); Transporte, armazenagem e correio (2,5%) e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,7%).
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Consumo de macarrão dispara enquanto arroz e feijão perdem força com alta de preços
Originais Times – Exclusivo CNBC: Mercado de bolos caseiros cresce e atrai redes de franquias pelo país
Eletrobras conclui venda de termelétrica Santa Cruz para Grupo J&F, dos irmãos Batista
Nova York recebe lideranças brasileiras para debater desenvolvimento e investimentos no Brazilian Week 2025