Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Datafolha aponta aumento da reprovação ao STF e ao Congresso entre os brasileiros
Publicado 06/08/2025 • 09:56 | Atualizado há 19 horas
Publicado 06/08/2025 • 09:56 | Atualizado há 19 horas
KEY POINTS
Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília.
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha revelou um aumento da insatisfação da população brasileira com as instituições da República nos últimos meses. Tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Congresso Nacional registraram crescimento nos índices de reprovação em comparação com a medição anterior, realizada em março de 2024.
No caso do STF, 36% dos entrevistados consideram a atuação dos ministros ruim ou péssima, contra 29% que veem o trabalho como ótimo ou bom. Outros 31% classificam como regular e 4% não souberam opinar. Além disso, 68% acreditam que os ministros priorizam os próprios interesses, enquanto apenas 27% acham que a Corte pensa primeiro na população.
Entre os bolsonaristas, a reprovação ao Supremo atinge 81%, reflexo da escalada de tensões entre apoiadores do ex-presidente e a Corte, especialmente após a decretação de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, decisão do ministro Alexandre de Moraes. Já entre os petistas, 59% aprovam o STF e só 9% desaprovam.
Desde a última pesquisa, a percepção negativa do STF cresceu. Em março de 2024, a reprovação era de 28%. No mesmo período, aumentaram os embates entre o Supremo e figuras políticas, como a cassação de vistos americanos de ministros, articulada por Eduardo Bolsonaro, que também pede a aplicação da Lei Global Magnitsky contra Moraes.
No Congresso, o cenário não é muito diferente. A pesquisa mostra que 35% dos brasileiros consideram o desempenho de deputados e senadores ruim ou péssimo, enquanto apenas 18% avaliam como ótimo ou bom. A maioria, 41%, vê como regular, e 6% não opinaram. Além disso, 78% dizem que os congressistas atuam pensando neles próprios — apenas 18% acreditam que priorizam a população.
A desaprovação ao Legislativo também cresceu: em março de 2024, 23% o avaliavam negativamente. O levantamento aponta que o aumento da rejeição ocorre em meio a atritos com o Executivo, como a derrubada do aumento do IOF, defendido por Lula, e o veto ao projeto que ampliava o número de deputados.
Nas redes, a tensão gerou campanha com o lema “Congresso inimigo do povo”, impulsionada por perfis governistas, alguns com uso de conteúdo criado por inteligência artificial para criticar as Casas.
Entre os petistas, a avaliação é mais dividida: 28% reprovam e 26% aprovam. Já entre os bolsonaristas, 38% desaprovam e apenas 14% aprovam.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 pessoas e tem margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Blockchain Rio 2025 reúne representantes de instituições financeiras da América Latina
CNBC Originals: Boicote no Canadá desafia tarifas de Trump e impacta US$ 90 bi da economia dos EUA
ESPN fecha contrato de cinco anos com a WWE, incluindo WrestleMania e Royal Rumble
Mercado atropela tarifaço e fecha em alta: Ibovespa B3 sobe 1,04%
C&A: lucro líquido soma R$ 200 milhões no 2º trimestre, alta anual de 138,9%