CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Economia Brasileira

EUA confirmam sobretaxas contra aço resistente à corrosão de dez parceiros comerciais, inclusive o Brasil

Publicado 26/08/2025 • 21:20 | Atualizado há 2 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Segundo a pasta, as investigações concluíram que os produtos foram exportados para os EUA com preços abaixo do valor de mercado ou beneficiados por subsídios considerados desleais.
  • Além do Brasil, também foram afetados Austrália, Canadá, México, Países Baixos, África do Sul, Taiwan, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Vietnã.
  • As medidas atingem cerca de US$ 2,9 bilhões em importações e podem resultar na aplicação de tarifas adicionais a empresas que não cooperaram com as investigações.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (26) as determinações finais nos processos de antidumping (AD) e de direitos compensatórios (CVD) sobre importações de aço resistente à corrosão (CORE) provenientes de dez países: Austrália, Brasil, Canadá, México, Países Baixos, África do Sul, Taiwan, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Vietnã.

Segundo a pasta, as investigações concluíram que os produtos foram exportados para os EUA com preços abaixo do valor de mercado ou beneficiados por subsídios considerados desleais. O subsecretário de Comércio para Comércio Internacional, William Kimmitt, afirmou que “as empresas e trabalhadores americanos merecem competir em condições justas” e destacou que o governo Trump não tolerará mercadorias injustamente comercializadas no mercado norte-americano.

As medidas atingem cerca de US$ 2,9 bilhões em importações e podem resultar na aplicação de tarifas adicionais a empresas que não cooperaram com as investigações, recebendo taxas punitivas mais elevadas. O aço CORE é utilizado em setores estratégicos, como indústria automotiva, eletrodomésticos e construção civil, sendo considerado essencial para a cadeia produtiva dos EUA.

O processo ainda depende da decisão final da Comissão de Comércio Internacional (ITC), que avaliará se houve dano efetivo à indústria siderúrgica norte-americana. Caso a ITC confirme o impacto, as ordens de antidumping e de subsídios serão formalmente aplicadas, fortalecendo as barreiras comerciais contra os dez parceiros investigados. Atualmente, os EUA mantêm 777 medidas de AD/CVD ativas, das quais 40% envolvem o setor de aço e derivados.

Notícia em atualização.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira