Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Diante do tarifaço, Lula e Macron conversam pelo telefone sobre multilateralismo e livre comércio
Publicado 20/08/2025 • 11:58 | Atualizado há 3 meses
Empresas cortam profissionais iniciantes para investir em IA; especialistas veem risco no longo prazo
Mercado de luxo volta a ganhar fôlego na China, dizem executivos
Como tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA
Conheça o executivo que começou descarregando caminhões e dobrou o faturamento de um gigante
Contas de luz avançam acima da média nacional em estados que concentram data centers nos EUA
Publicado 20/08/2025 • 11:58 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (20) para o presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, que durou quase uma hora de acordo com o Palácio do Planalto, os líderes trataram de temas de preocupação global e bilateral. Ambos reafirmaram seu apoio ao multilateralismo e ao livre comércio.
Na nota, o governo afirma que Lula repudiou o uso político de tarifas comerciais contra o Brasil e relatou a Macron as medidas que seu governo adotou para proteger os trabalhadores e as empresas brasileiras, além de informar o presidente francês sobre o recurso que o Brasil apresentou à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas estadunidenses.
“Mesmo sem reconhecer a legitimidade de instrumentos unilaterais usados pelos Estados Unidos, como a Seção 301, o presidente Lula comentou sobre os esclarecimentos apresentados por seu governo”, declara o Palácio do Planalto.
Diante do tarifaço de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, Lula tem intensificado o contato com autoridades internacionais. Nos últimos dias, conversou com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
A nota ainda diz que “o Brasil continuará trabalhando para concluir novos acordos comerciais e abrir mercados para a produção nacional. [Lula] destacou, nesse sentido, a conclusão do Acordo Mercosul- EFTA e a prioridade que tem conferido às negociações com novos parceiros, como Japão, Vietnã e Indonésia“.
Ademais, o francês e o brasileiro comprometeram-se com o diálogo por meio do Acordo Mercosul-União Europeia ainda neste ano, durante a presidência brasileira do bloco.
Os líderes da França e do Brasil reafirmaram intenção de promover maior cooperação entre os países desenvolvidos e o Sul Global, em favor do comércio baseado em regras multilateralmente acordadas. “Nesse contexto, o presidente Lula afirmou que a defesa do multilateralismo será um dos principais temas da Cúpula Virtual do BRICS, que pretende realizar em setembro”, destaca a nota.
No que se refere ao enfrentamento da mudança do clima, assunto de reiterado interesse de Macron, Lula afirmou que a COP-30 será a “COP da verdade, em que ficará claro quais países acreditam na ciência”. O líder brasileiro realçou a importância de que a União Europeia e seus membros apresentem metas à altura do desafio que o planeta enfrenta e o chefe de Estado francês reiterou apoio à realização da Cúpula em Belém e confirmou sua presença no evento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
3
Na COP30, chefe do clima da ONU cobra resultados de negociadores e pede que países cedam
4
Raízen antecipa contratos de quase metade da safra 26/27 e garante boa rentabilidade
5
CNH gratuita no Paraná? Programa garante habilitação sem custos no estado