Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Líderes empresariais discutem temas relevantes para o Brasil em evento de aniversário do Mercado & Opinião
Publicado 23/09/2025 • 00:36 | Atualizado há 1 mês
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 23/09/2025 • 00:36 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Marcos Koenigkan, criador do grupo Mercado & Opinião
Reprodução
Um evento na noite desta segunda-feira (22) em São Paulo reuniu alguns dos empresários e CEOs mais proeminentes do país. Entre os temas do encontro, a ação social através da iniciativa “Amigos do Bem” e o impacto da taxa Selic, mantida em 15% na última reunião do Copom, e seus reflexos diretos sobre setores como o varejo e o mercado imobiliário.
A ocasião marcou a comemoração dos cinco anos do grupo Mercado & Opinião, fundado por Marcos Koenigkan em 2020, no auge da pandemia. Hoje, a iniciativa reúne 920 lideranças que, juntas, respondem por cerca de 35% do PIB brasileiro, com participação restrita a donos ou presidentes de empresas com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão.
Leia mais:
Encontro em SP reúne alguns dos principais nomes do empresariado brasileiro
EXCLUSIVO: ‘buscamos aeronaves para chegar onde não operamos’, diz CEO da Latam sobre acordo bilionário com a Embraer
Na avaliação de Antonio Setin, CEO da Setin Incorporadora, a taxa de juros elevada é o principal entrave para a retomada do setor imobiliário. “O maior problema que reflete no mercado imobiliário é a taxa de juros. Se ela fosse de um dígito, o mercado estaria explodindo no Brasil”, afirmou.
No setor de varejo, a presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano, reforçou que a Selic afeta diretamente o crédito e dificulta o crescimento de pequenos e médios empreendedores. “A taxa de juros desse jeito atrapalha o varejo. Não tem inflação, não tem falta de produto, mas o crédito caro impacta a todos, principalmente os menores”, disse.
Mário Espanhol, CEO da Couro Química, reforçou a importância de preservar o comércio físico, mesmo diante da expansão digital: “Talvez não em quantidade, mas em qualidade. O Brasil perde em média 7 mil lojas por mês, mas seguimos firmes porque o físico ainda é essencial, mesmo em um mercado cada vez mais digital.”
A visão social também teve destaque nas falas. Carla Sarni, fundadora da Sorridents, lembrou que a companhia atende mais de 8 milhões de clientes em diferentes perfis de renda: “Nosso foco sempre será o social. Temos marcas com estilos diferentes de atendimento, mas todas com a mesma qualidade. Esse grupo também valoriza muito isso, e por isso temos sintonia.”
Além de comentar o cenário da aviação, Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, ressaltou a ligação com o grupo Mercado & Opinião, do qual participa desde o início da pandemia. Ele apoiou a decisão de Marcos Koenigkan de associar o projeto a um propósito social, por meio da parceria com a ONG Amigos do Bem, que já conhecia. Cadier contou que levou os filhos para conhecer a iniciativa de perto e destacou o impacto transformador da experiência, que contribuiu para que eles voltassem mais conscientes da realidade e atentos ao mundo.
Criado para promover trocas entre executivos, o Mercado & Opinião deixou de ser apenas digital e passou a organizar encontros presenciais a partir de 2022, em parceria com o empresário Paulo Motta. “O grupo não é sobre networking, embora isso aconteça naturalmente. Nossa proposta sempre foi criar um espaço para debater os temas mais relevantes para o mundo empresarial”, explicou Koenigkan.
O encontro contou com cerca de 300 convidados, incluindo nomes como André Esteves (BTG Pactual), Jerome Cadier (Latam Airlines), Edgard Corona (Smart Fit), Liel Miranda (Alpargatas), Ricardo Bomeny (Bob’s e Pizza Hut) e Walter Angst (Lindt Chocolates).
Também participaram Frederico Lundgren (Pernambucanas), Cícero Hegg (Tirolez) e o CEO e fundador do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Douglas Tavolaro, reforçando a pluralidade do grupo ao aproximar lideranças empresariais de diferentes setores da economia e da comunicação.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
2
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
3
Acionistas da Tesla aprovam plano de US$ 1 trilhão para Elon Musk com mais de 75% dos votos
4
Impasse entre BC e bancos adia regulamentação do Pix Parcelado
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos