Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sabesp e governo de SP confirmam pacote de R$ 15 bilhões em obras de saneamento
Publicado 06/12/2024 • 14:52 | Atualizado há 2 anos
Ações asiáticas ligadas a semicondutores sobem após recuperação de concorrentes nos EUA
OpenAI protocola confidencialmente seu pedido de IPO, preparando Wall Street para uma estreia estrondosa na área de IA
Marvell dispara após entrada no S&P 500 e reforça protagonismo na corrida da inteligência artificial
Novo Nordisk e Eli Lilly disputam mercado de pílulas GLP-1 enquanto se preparam para cobertura do Medicare
Nvidia e SK devem anunciar parceria enquanto Huang alerta para escassez prolongada de chips
Publicado 06/12/2024 • 14:52 | Atualizado há 2 anos
KEY POINTS
Divulgação/Sabesp
Carro da Sabesp
O governo de São Paulo e a Sabesp confirmaram o investimento de R$ 15 bilhões em obras de saneamento. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o CEO da Sabesp, Carlos Piani, anunciarão o pacote nesta sexta-feira (6), às 15h (horário de Brasília), no Parque Novo Mundo.
De acordo com a companhia, trata-se do maior pacote de investimentos simultâneos já realizado, beneficiando diretamente cerca de 8 milhões de pessoas.
Uma parte do dinheiro irá para as obras do projeto chamado Integra Tietê, com foco no tratamento de esgoto para a revitalização do Rio Tietê e seus afluentes.
O governo e a Sabesp informaram que o projeto engloba a construção de 850 km de coletores tronco e interceptores, de 550 km de redes coletoras de esgoto e a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do ABC, de São Miguel Paulista, do Parque Novo Mundo e de Barueri. Também estão previstas novas estações em Guarulhos, Caieiras e Perus.
A primeira fase das obras tem conclusão prevista para dezembro de 2026 e deve conectar 1,5 milhão de imóveis à rede de saneamento. O projeto incorporará tecnologias limpas e sustentáveis.
As obras preveem a criação do sistema Lodotudo, que conectará a ETE do Parque Novo Mundo à ETE de Barueri. A obra terá investimento de R$ 58 milhões.
“A expansão da ETE Parque Novo Mundo é um marco no Programa Integra Tietê e reafirma o compromisso da Sabesp com a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente”, disse o CEO da Sabesp, Carlos Piani.
Urae
O governo de São Paulo informou ainda que, com o objetivo de monitorar e acompanhar o contrato de concessão da Sabesp, a Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste (Urae-1) já instaurou sete comitês técnicos regionais, seguindo o modelo de regionalização previsto no regimento interno do Conselho da Urae-1.
A privatização da Sabesp foi concluída em julho, resultando em uma captação de R$ 14,7 bilhões.
“Em menos de cinco meses da desestatização, a Sabesp já anuncia a liberação de um montante histórico, que representa cerca de 20% dos investimentos previstos para os próximos cinco anos, para garantir a universalização do saneamento em São Paulo”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Siga o Times Brasil no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Seguir no Google🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Operação coordenada conecta Vorcaro e Tanure para inflar artificialmente ações da Ambipar
2
iFood expõe milhões de brasileiros a golpistas e omite fato das autoridades de proteção de dados
3
Nvidia RTX Spark chegou com tudo, menos com preço acessível e um comprador em mente
4
Trump é vaiado no Madison Square Garden antes de jogo das finais da NBA entre Knicks e Spurs; veja o vídeo
5
Venda de investidores de longo prazo não ameaça ciclo de alta do Bitcoin; entenda por que