Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Estatal chinesa assina acordo com Brasil para construir ferrovia entre Atlântico e Pacífico
Publicado 07/07/2025 • 13:28 | Atualizado há 4 meses
Pane em serviço em nuvem da Amazon afeta Mercado Livre, Roblox, Coinbase e várias grandes plataformas
Por que os carros elétricos perdem valor mais rápido — e por que isso pode mudar em breve
Enquanto tenta alcançar a OpenAI, Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA
Custos e caos continuam a testar a resiliência da indústria automobilística dos EUA
Economia da China cresce 4,8% no trimestre, mas investimento recua pela primeira vez desde a pandemia
Publicado 07/07/2025 • 13:28 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O Ministério dos Transportes assinou um memorando de entendimento com a China para a realização de estudos e planejamento de um sistema de transporte integrado no Brasil.
Ministério dos Transportes
O Ministério dos Transportes assinou, nesta segunda-feira (7), um memorando de entendimento com a China para a realização de estudos e planejamento de um sistema de transporte integrado no Brasil.
A iniciativa tem como foco a logística ferroviária e a possibilidade de conectar o território brasileiro – mais precisamente o Porto de Ilhéus, na Bahia – ao Porto de Chancay, no Peru. A ferrovia terá cerca de 4,5 mil quilômetros, passando pelo Peru, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Bahia.
O documento foi formalizado por meio da Infra S.A. e da China Railway Economic and Planning Research Institute Co., vinculada ao China State Railway Group, maior operadora pública ferroviária do mundo.
Leia mais:
Corredor Bioceânico: essencial para o Brasil, fundamental para a China
O eixo a ser analisado poderá formar a base de uma nova rota bioceânica, com potencial para reposicionar o Brasil nas cadeias logísticas internacionais. A proposta considera a integração logística como estratégia para ampliar o acesso das exportações brasileiras aos mercados asiáticos.
O memorando estabelece a colaboração entre equipes técnicas brasileiras e chinesas, que devem conduzir pesquisas estruturantes sobre a logística nacional, com atenção à intermodalidade e à viabilidade econômica, social e ambiental.
O projeto de rodovia do Corredor Bioceânico entre Brasil e Chile segue avançando, com a construção de uma ponte entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, prevista para terminar em maio de 2026.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar deve pedir recuperação judicial esta semana para evitar colapso financeiro
Investidores preparam ações coletivas após perdas com COEs expostos a Ambipar e Braskem
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões