Estudo aponta um novo olhar sobre o Brasil: o que os brasileiros esperam para o futuro
Publicado 01/04/2025 • 09:32 | Atualizado há 23 horas
Reino Unido espera escapar de tarifas de Trump
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 “entrarão em vigor imediatamente” após anúncio
EUA consideram tarifas de cerca de 20% sobre a maioria das importações, diz relatório
Criadores e marcas do TikTok seguem otimistas antes do segundo prazo de banimento nos EUA
China inicia exercícios militares perto de Taiwan, e adverte que ‘independência’ da ilha significa guerra
Publicado 01/04/2025 • 09:32 | Atualizado há 23 horas
KEY POINTS
Foto: Divulgação
O estudo O Brasil que o Brasil quer ser, encomendado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), revela as expectativas dos brasileiros para o futuro do país. Com mais de 3 mil participantes, incluindo líderes de diversos setores, como Gilberto Gil e Gustavo Vernec, o levantamento foi desenvolvido com o objetivo de fornecer insumos para uma agenda unificada, especialmente em relação à liderança do Brasil na COP 30.
Durante a pesquisa, Lourenço Bustani, fundador da Mandalah, destacou que o estudo trouxe importantes insights sobre como melhorar a articulação do governo e reacender a autoestima nacional. Segundo Bustani, apesar de o Brasil ser visto como um país acolhedor, falta ao país uma projeção de seriedade e pragmatismo, principalmente nas áreas de qualidade de vida, meio ambiente e negócios. “A partir de uma metanálise feita no estudo, o Brasil é visto como um amigo de fim de semana, mas não para as segundas-feiras”, afirmou. Ele também apontou que as feridas históricas, como o racismo e as desigualdades, ainda dificultam a projeção do Brasil como uma potência global.
O estudo também abordou a mudança na percepção da esperança, que, de acordo com Bustani, passou de uma expectativa imposta por modelos de desenvolvimento externos para uma esperança internalizada, com o Brasil se posicionando como um berço de esperança para o mundo, especialmente nas questões climáticas e de paz. “O Brasil está se tornando um berço de esperança para um mundo em crise e plena reconfiguração”, destacou.
Além disso, o estudo revelou uma mudança significativa na percepção dos brasileiros sobre a Amazônia. Pela primeira vez, a Amazônia foi apontada como a principal representação simbólica do país, em vez do Rio de Janeiro. Bustani atribui essa mudança à crise ambiental, às mudanças no regime de chuvas e à crescente valorização dos povos indígenas. “A crise ambiental e a valorização dos povos indígenas contribuíram para essa nova apreciação”, afirmou.
Em relação à COP 30, que acontecerá no coração da Amazônia, Bustani ressaltou sua importância como uma oportunidade única para o Brasil mostrar seu compromisso com a sustentabilidade e a diplomacia. Ele acredita que a forma como o Brasil se posicionará na conferência pode reconfigurar a maneira como o mundo vê o país. “A seriedade e o pragmatismo serão postos à prova, e a forma como sairmos dessa experiência pode transformar a visão que temos de nós mesmos e a visão do mundo sobre o Brasil”, concluiu.
O estudo completo está disponível para consulta no site oficial https://www.obrasilqueobrasilquerser.com.br/, onde os brasileiros podem conferir as expectativas e reflexões sobre o futuro do país.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Governo e oposição se unem no Senado por projeto contra tarifaço de Trump
Suécia compra quatro aviões da Embraer e amplia parceria com o Brasil
Chinesa TCL é a nova parceira do maior canal de negócios do país, que agora chega de graça para mais 8 milhões de televisores no Brasil
JBS entra no setor de ovos com aquisição de 50% da Mantiqueira
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 "entrarão em vigor imediatamente" após anúncio