Exclusivo: Frente Parlamentar propõe uso de tarifas para impulsionar exportações de carne
Publicado 27/03/2025 • 20:32 | Atualizado há 3 dias
Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais
Número de mortos no terremoto de Mianmar passa de mil; mais corpos são retirados dos escombros
Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
EUA alertam para que empresas europeias cumpram ordem contra programas de DEI
Os 10 prós e contras de morar sozinho pela primeira vez, segundo psicóloga
Publicado 27/03/2025 • 20:32 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Enquanto o presidente Lula cumpre agendas na Ásia com o objetivo de abrir mercados para as exportações de carnes brasileiras, parlamentares ruralistas se articulam em outra frente, mas de olho no mesmo setor. Em nome da Frente Parlamentar do Biodiesel, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) vai apresentar um projeto de lei que prevê a aplicação de tarifas de importação sobre países que impuserem restrições ou sobretaxas às proteínas brasileiras.
A discussão sobre “reciprocidade comercial” ganha corpo nos corredores do Congresso no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usa o mesmo pretexto para aplicar seu tarifaço sobre o mundo. Para Moreira, o Brasil precisa estar preparado para lidar com um mundo cada vez mais protecionista.
“Nosso projeto de lei reconhece a cadeia de proteínas como protagonista da nossa balança comercial e traz mecanismos para rebater medidas protecionistas, de quem quer que seja”, afirmou o deputado ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Alceu Moreira buscará apoio de empresários e da Frente Parlamentar da Agropecuária, a mais numerosa do Congresso. “Não só contamos com o apoio da bancada da agropecuária, da qual sou membro e que será fundamental, como de outras frentes parlamentares, a do empreendedorismo, da indústria e do comércio. É um projeto que impacta a cadeia de proteínas como um todo”, declarou.
O mercado de biodiesel está intimamente ligado à cadeia de valores da proteína. Quanto maior a demanda por carne, maior a demanda por soja, que no processo de esmagamento vira farelo — utilizado como ração animal — e óleo — matéria-prima do biodiesel.
Em linhas gerais, o projeto de Moreira cria o Programa de Promoção Internacional das Proteínas Brasileiras, a ser implementado pelo governo federal com suporte da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Deputados ligados ao agronegócio serão convidados para virar coautores.
Se virar lei, a proposta forçaria o governo a priorizar a exportação de proteínas nas negociações de acordos comerciais e, também, a adotar uma política de reciprocidade tarifária.
“O programa contará com […] a aplicação de sobretaxa sobre importações de produtos de países que impuserem restrições ou sobretaxas às proteínas brasileiras em proporção equivalente às medidas adotadas contra os produtos brasileiros”, diz o texto do projeto.
Um técnico que participou da elaboração da minuta exemplifica, sob reserva, a medida com uma hipótese: com o texto em vigor, o presidente Lula poderia acenar com mais tarifas sobre a importação de carros japoneses, se o país asiático não abrir mercados para as carnes brasileiras.
Alceu Moreira argumenta que é preciso ter uma política de Estado, com ações coordenadas de promoção e negociações comerciais, para ampliar as vendas de proteínas brasileiras no mercado internacional.
“A concentração das exportações em mercados como China e União Europeia expõe o Brasil a riscos de vulnerabilidade econômica e dependência excessiva”, diz a justificativa do projeto de lei.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Procurador-geral de Wisconsin vai à Suprema Corte para impedir pagamentos de Musk a eleitores
Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais
Coreia do Sul, China e Japão discutem maior cooperação no comércio em meio à guerra tarifária de Trump
Apesar de crescimento, baixa eficiência tira R$ 42,4 bi da indústria têxtil em 2024
Aeroporto do Show Safra Mato Grosso registra crescimento e expansão nos negócios locais