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Fabricantes de carros de luxo sinalizam custos combinados de US$ 889 milhões com tarifas dos EUA

Publicado 30/07/2025 • 08:33 | Atualizado há 19 horas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • As fabricantes de carros de luxo Porsche, Mercedes-Benz Group e Aston Martin descreveram na quarta-feira até que ponto as tarifas de importação dos EUA cobraram seu preço.
  • Coletivamente, as montadoras alertaram para custos combinados que excedem 770 milhões de euros (US$ 889 milhões).
  • “Esta não é uma tempestade que vai passar”, disse Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche, em um comunicado.
Aston Martin é uma montadora de veículos de luxo da Inglaterra

Aston Martin é uma montadora de veículos de luxo da Inglaterra

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Fabricantes de automóveis de luxo PorscheGrupo Mercedes-BenzAston Martin relataram nesta quarta-feira (30) o impacto doloroso da guerra comercial do presidente dos EUA, Donald Trump — no valor combinado de US$ 889 milhões.

A fabricante alemã de carros esportivos Porsche disse que as tarifas de importação dos EUA resultaram em um prejuízo de 400 milhões de euros (US$ 462 milhões) nos primeiros seis meses do ano, enquanto a fabricante doméstica Mercedes-Benz Group alertou sobre um efeito tarifário de aproximadamente 370 milhões de euros no segundo trimestre.

A fabricante britânica de carros de luxo Aston Martin também emitiu um alerta de lucro, citando o impacto das tarifas dos EUA e a fraca demanda chinesa.

A empresa listada em Londres, famosa por aparecer nos icônicos filmes de James Bond e por seu histórico de altos e baixos financeiros, disse que a “situação tarifária dos EUA em evolução e perturbadora não ajudou em nada nossas operações” durante o trimestre de junho.

Coletivamente, os fabricantes de carros de luxo alertaram sobre custos combinados superiores a 770 milhões de euros, ou US$ 889 milhões, em tarifas dos EUA.

A onda de lucros corporativos vem reafirmando o impacto das medidas comerciais do governo Trump sobre as gigantes automobilísticas da Europa.

Em abril, a Casa Branca aumentou as tarifas para 27,5% sobre as importações de automóveis da União Europeia, buscando proteger e fortalecer o setor automotivo dos EUA.

Desde então, várias montadoras deram o alarme, principalmente devido à alta globalização das cadeias de suprimentos e à forte dependência das operações de fabricação na América do Norte.

Grupos da indústria automobilística europeia receberam com satisfação a notícia de um acordo comercial entre os EUA e a UE no início da semana, mas simultaneamente expressaram profunda preocupação com os custos vinculados à nova realidade tarifária.

‘Não é uma tempestade que vai passar’

acordo negociado no domingo significa que o governo Trump imporá uma tarifa geral de 15% sobre a maioria dos produtos da UE.

Isso representa uma redução significativa em relação à ameaça de Trump de cobrar taxas de 30% a partir de 1º de agosto e quase reduz pela metade a tarifa existente no setor automotivo da Europa.

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