Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fundo Rio Endowment apoia alunos de baixa renda em áreas de ciência e tecnologia
Publicado 19/08/2025 • 14:33 | Atualizado há 2 meses
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 19/08/2025 • 14:33 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O Brasil segue entre as últimas posições em matemática e ciências no exame internacional aplicado a estudantes do quarto e oitavo ano em 70 países, além de apresentar desempenho abaixo da média global no PISA, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mesmo com a melhora registrada no Enem 2024, que alcançou a maior média da rede pública desde 2018, áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) continuam sendo um desafio.
Leia mais:
‘Se investirmos em educação básica agora, teremos soberania em IA no futuro’, afirma especialista
Para enfrentar essa defasagem, o Rio Endowment, fundo patrimonial voltado à educação, tem direcionado apoio a estudantes de baixa renda no estado. Em entrevista ao programa Radar, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o cofundador e vice-presidente da instituição, Luca Castellano, explicou que o modelo de endowment garante a sustentabilidade financeira ao investir o capital principal e aplicar apenas os rendimentos anuais em iniciativas de apoio.
“Isso significa que, faça chuva ou faça sol, o fundo vai ter, todos os anos, recursos para investir na proposta que ele tem. E, no nosso caso, a gente escolheu investir no estudo dos nossos alunos universitários em STEM no Rio de Janeiro”, afirmou Castellano.
Criado no Rio de Janeiro, o Rio Endowment é o primeiro fundo patrimonial universitário-agnóstico do Brasil, voltado para apoiar alunos em áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O modelo é inspirado em endowments internacionais, com a proposta de tornar a filantropia perene, garantindo apoio contínuo a estudantes de baixa renda e alto desempenho.
O capital doado ao fundo é investido no mercado com perfil de baixo risco, e apenas os rendimentos são utilizados para financiar bolsas, cursos e programas de mentoria. Essa estrutura garante sustentabilidade a longo prazo, sem depender de campanhas pontuais de arrecadação.
O Rio Endowment conta com um conselho formado por nomes como Gilvan Bueno, Silvia Motta, Julia Franco, Marcos Vinícius Freire e Pedro Rodrigues, além de um Conselho de Investimentos que gere os recursos aplicados no BTG Pactual. A governança é complementada por uma rede de doadores e parceiros nacionais e internacionais.
Desde sua criação, o fundo já beneficiou mais de 40 estudantes, oferecendo:
De acordo com Castellano, os efeitos já são visíveis no desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos bolsistas: “A gente transforma a vida do aluno, e o aluno também transforma a nossa vida”.
Entre os próximos passos, o Rio Endowment planeja ampliar o alcance para centenas de alunos nos próximos anos e expandir seu apoio também para estudantes do ensino médio. Outra meta é consolidar novas parcerias com empresas e instituições que ofereçam oportunidades de estágio, cursos e bolsas de alto impacto.
O fundo é mantido exclusivamente por doações de pessoas físicas e jurídicas, que podem ser recorrentes ou pontuais. “Quanto mais a gente ajuda agora, mais a gente garante um futuro de sucesso para os nossos alunos”, afirmou Castellano, reforçando a importância da participação da sociedade e da transparência na gestão.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG