Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“TikTok é feito por todos e para todos”, diz diretora de negócios na América Latina
Publicado 27/03/2025 • 20:52 | Atualizado há 4 meses
Volkswagen corta projeção após sofrer prejuízo de US$ 1,5 bilhão com tarifas dos EUA no primeiro semestre
Acordo “histórico” entre Reino Unido e Índia deve impulsionar comércio bilateral em mais de US$ 34 bilhões ao ano
Visita de Trump à Escócia abre espaço para o Reino Unido resolver pendências com os EUA
Rússia corta juros para 18% ao ano e projeta inflação dentro da meta só em 2026
Ações da Puma despencam 17% após corte nas projeções de vendas e lucro devido a tarifas dos EUA
Publicado 27/03/2025 • 20:52 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Com uma carreira que atravessa grandes empresas de tecnologia e consumo, Gabriela Comazetto é hoje a diretora-geral de negócios do TikTok para a América Latina. Ao longo de 25 anos de atuação, ela passou por cargos de liderança em empresas como Facebook, Twitter, Microsoft e Ambev — experiências que moldaram seu olhar estratégico sobre negócios, cultura e comportamento do consumidor.
Gabriela também é empreendedora, mãe de quatro filhas, viaja constantemente a trabalho e faz exercícios físicos todos os dias. Para dar conta de tantas responsabilidades, ela afirma que o segredo está na organização, disciplina e, principalmente, no desejo genuíno de equilibrar a vida profissional e pessoal: “Nunca foi para mim uma escolha entre carreira ou família. Os dois sempre foram muito importantes, e eu acreditei que podia fazer dar certo.”
TikTok: mais do que rede social, uma plataforma de transformação
Sob sua liderança, o TikTok se consolida como um dos principais canais de entretenimento, descoberta de produtos e viralização de marcas na América Latina. Gabriela reforça que o TikTok vai além do conceito de rede social: “Somos uma plataforma de entretenimento que dá voz a todos. Democratizamos a cultura que antes era top-down, permitindo que qualquer pessoa ou marca possa alcançar milhares de pessoas com conteúdo relevante.”
Ela também compartilha os bastidores da estratégia da empresa, que acompanha de perto as tendências por meio da própria comunidade. Um dos destaques é a função de busca do aplicativo, que já se tornou fonte primária de pesquisa para empresas e criadores de conteúdo.
Exemplos não faltam: o Grupo Boticário lançou uma fragrância de melancia baseada nas conversas do TikTok e esgotou o estoque em 57 horas. Já a marca Carmé de Fine viralizou um produto antes mesmo do lançamento oficial, vendendo em 15 dias o que esperava vender em seis meses.
Criadores no centro, e o futuro com TikTok Shop
Para Gabriela, os criadores de conteúdo são o “coração da plataforma”. Professores, artistas, empreendedores e comunicadores moldam a experiência dos usuários, transformando o TikTok em um espaço onde autenticidade, criatividade e verdade se destacam — especialmente quando os conteúdos seguem o tripé “ritmo, rima e razão”.
Com relação ao TikTok Shop, já presente em mais de 15 países, Gabriela confirma que a funcionalidade ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas reforça que a equipe está trabalhando ativamente para trazer essa novidade ao mercado local. A proposta do Shop é facilitar o comércio diretamente na plataforma, reduzindo a fricção entre descoberta e compra.
Liderança feminina com propósito
Gabriela também falou sobre os desafios que enfrentou como mulher em um setor predominantemente masculino. Criada por pais que sempre reforçaram sua capacidade e liberdade, ela construiu uma carreira sólida sem abrir mão do sonho de ser mãe. “Eu fui com medo, mas sem desistir do meu plano maior. Meu legado é mostrar que é possível ser feliz e realizada em todas as áreas da vida.”
Seu conselho para outras mulheres que desejam crescer na área de tecnologia e negócios? “Acredite em você. Vá com medo mesmo, mas vá. Porque no fim, é sobre ser feliz com quem você é e com o que está construindo.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Grupo Mover avança em plano de R$ 450 milhões com credores e muda controle da Intercement
Franquia bilionária, Pokémon anuncia abertura de parque temático no Japão em 2026
Fiesp: para 44,7%, performance da indústria no 1º semestre piorou ante igual período de 2024
"Não criamos esse problema, mas queremos resolver", diz Alckmin sobre conversa com Lutnick
PIX chega aos Estados Unidos para atender demanda dos brasileiros, diz CEO da PagBrasil