GPA tem prejuízo de R$ 1,1 bi, e Carrefour, lucro de R$ 1,7 bi no fim de 2024
Publicado ter, 18 fev 2025 • 8:34 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias
Publicado ter, 18 fev 2025 • 8:34 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Imagem da sede do GPA
Cacaracol - Obra do próprio, CC
Duas grandes redes varejistas que atuam no Brasil divulgaram seus resultados do quarto trimestre de 2024 nesta terça-feira (18).
O prejuízo líquido controladores consolidado do GPA no quarto trimestre de 2024 foi de R$ 1,104 bilhão, mais do que o triplo do prejuízo registrado um ano antes, de R$ 303 milhões.
A varejista afirma que o resultado foi impactado por temas “estruturantes e excepcionais”, que totalizaram R$ 563 milhões. Os parcelamentos dos acordos tributários teve um maior efeito caixa, consolidado em R$ 186 milhões.
Enquanto dentre os temas excepcionais, o prejuízo sentiu efeito de provisões tributárias e trabalhistas (R$ 503 milhões). Segundo o CFO da companhia, Rafael Russowsky, dentro deste tema a provisão de contingência de INSS teve forte impacto.
Por outro lado, mesmo com o prejuízo contabilizado, o CEO da companhia, Marcelo Pimentel, resume que o quarto trimestre do ano foi um “sucesso”, pois marca o primeiro triênio do projeto de turnaround (recuperação financeira), que reflete um processo de redução de custos e revisão de planos.
Já o Ebitda ajustado consolidado somou R$ 498 milhões no quarto trimestre de 2024, alta de 25,4% ante o mesmo período do ano anterior.
A margem Ebitda ajustada, por sua vez, foi de 9,5%, o melhor patamar desde 2020 e uma melhora anual de 1,4 ponto porcentual (p.p.). Segundo a companhia, a margem foi impulsionada por uma aceleração na performance da venda mesmas lojas (SSS) e pela consistência do processo de turnaround (recuperação financeira) da companhia.
A receita líquida do trimestre reportado foi de R$ 5,220 bilhões, avanço de 6,3% ante o quarto trimestre de 2023.
Já a dívida líquida da varejista encerrada em dezembro de 2024 foi de R$ 1,391 bilhão, o que representou uma melhora de R$ 911 milhões ante um ano antes, caso seja excluído os recebíveis não descontados.
O Carrefour Brasil registrou lucro líquido ajustado controlador de R$ 1,770 bilhão no quarto trimestre de 2024. O resultado é três vezes maior (240%) quando comparado ao que foi reportado um ano antes, de R$ 520 milhões.
Segundo o diretor vice-presidente de Finanças (CFO) do Grupo Carrefour Brasil, Eric Alencar, o avanço do lucro líquido é justificado por menores despesas financeiras, taxas mais baixas de empréstimos intercompany e eficiência tributária.
“O lucro líquido de quase R$ 1,8 bilhão é o horizonte de ganhos esperado para os próximos cinco anos”, destaca Alencar, explicando que a norma contábil permite estabelecer uma previsão de longo prazo “confortável” diante dos parâmetros de eficiência da empresa.
Já o Ebitda ajustado somou R$ 1,917 bilhão, no intervalo de outubro a dezembro de 2024, alta anual de 2,2%, enquanto a margem Ebitda mostrou queda de 0,2 ponto porcentual (p.p.), fechando o último trimestre do ano em 6,5%.
A queda da margem, segundo a varejista, reflete uma redução nas margens no Banco Carrefour e no Sam’s Club. No acumulado de 2024, o Ebitda ajustado foi R$ 6,5 bilhões, alta de 13,4%, enquanto a margem Ebitda foi de 5,9%.
A receita líquida consolidada, por sua vez, foi de R$ 29,654 bilhões, alta de 5,7% em relação ao quarto trimestre de 2023. “O resultado demonstrou a habilidade do Grupo Carrefour em continuar a crescer receita ao mesmo tempo em que expande rentabilidade, focando na disciplina de custos, ganhos de eficiência e condições competitivas”, disse o CEO da companhia, Stephane Maquaire.
O imposto de renda registrou ganho de R$ 777 milhões no último trimestre de 2024, impactado por R$ 1,006 bilhão do reconhecimento de ativos tributários diferidos de perdas acumuladas do Grupo BIG e R$ 68 milhões em razão do anúncio de distribuição de JCP juros sobre capital próprio em dezembro do ano passado.No trimestre reportado, as vendas consolidadas somaram R$ 32,8 bilhões, alta de 5,5% ante um ano, com crescimento de vendas mesmas lojas (like-for-like) de 6,3% no Atacadão, 5,9% no Carrefour Varejo ex-gasolina e 2,1% no Sam’s Club, na mesma base de comparação.
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