GPA tem prejuízo de R$ 1,1 bi, e Carrefour, lucro de R$ 1,7 bi no fim de 2024
Publicado 18/02/2025 • 20:34 | Atualizado há 3 meses
Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi
Disney supera estimativas com avanço inesperado no streaming
Divisão de TV cabo e digital da Comcast será chamada de Versant
Ações da Novo Nordisk sobem após empresa prever queda nas vendas de versões genéricas do Wegovy
Por que os mercados indianos não se intimidam com os ataques contra o Paquistão
Publicado 18/02/2025 • 20:34 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Imagem da sede do GPA.
Cacaracol - Obra do próprio, CC
Duas grandes redes varejistas que atuam no Brasil divulgaram seus resultados do quarto trimestre de 2024 nesta terça-feira (18).
O prejuízo líquido controladores consolidado do GPA no quarto trimestre de 2024 foi de R$ 1,104 bilhão, mais do que o triplo do prejuízo registrado um ano antes, de R$ 303 milhões.
A varejista afirma que o resultado foi impactado por temas “estruturantes e excepcionais”, que totalizaram R$ 563 milhões. Os parcelamentos dos acordos tributários teve um maior efeito caixa, consolidado em R$ 186 milhões.
Enquanto dentre os temas excepcionais, o prejuízo sentiu efeito de provisões tributárias e trabalhistas (R$ 503 milhões). Segundo o CFO da companhia, Rafael Russowsky, dentro deste tema a provisão de contingência de INSS teve forte impacto.
Por outro lado, mesmo com o prejuízo contabilizado, o CEO da companhia, Marcelo Pimentel, resume que o quarto trimestre do ano foi um “sucesso”, pois marca o primeiro triênio do projeto de turnaround (recuperação financeira), que reflete um processo de redução de custos e revisão de planos.
Já o Ebitda ajustado consolidado somou R$ 498 milhões no quarto trimestre de 2024, alta de 25,4% ante o mesmo período do ano anterior.
A margem Ebitda ajustada, por sua vez, foi de 9,5%, o melhor patamar desde 2020 e uma melhora anual de 1,4 ponto porcentual (p.p.). Segundo a companhia, a margem foi impulsionada por uma aceleração na performance da venda mesmas lojas (SSS) e pela consistência do processo de turnaround (recuperação financeira) da companhia.
A receita líquida do trimestre reportado foi de R$ 5,220 bilhões, avanço de 6,3% ante o quarto trimestre de 2023.
Já a dívida líquida da varejista encerrada em dezembro de 2024 foi de R$ 1,391 bilhão, o que representou uma melhora de R$ 911 milhões ante um ano antes, caso seja excluído os recebíveis não descontados.
O Carrefour Brasil registrou lucro líquido ajustado controlador de R$ 1,770 bilhão no quarto trimestre de 2024. O resultado é três vezes maior (240%) quando comparado ao que foi reportado um ano antes, de R$ 520 milhões.
Segundo o diretor vice-presidente de Finanças (CFO) do Grupo Carrefour Brasil, Eric Alencar, o avanço do lucro líquido é justificado por menores despesas financeiras, taxas mais baixas de empréstimos intercompany e eficiência tributária.
“O lucro líquido de quase R$ 1,8 bilhão é o horizonte de ganhos esperado para os próximos cinco anos”, destaca Alencar, explicando que a norma contábil permite estabelecer uma previsão de longo prazo “confortável” diante dos parâmetros de eficiência da empresa.
Já o Ebitda ajustado somou R$ 1,917 bilhão, no intervalo de outubro a dezembro de 2024, alta anual de 2,2%, enquanto a margem Ebitda mostrou queda de 0,2 ponto porcentual (p.p.), fechando o último trimestre do ano em 6,5%.
A queda da margem, segundo a varejista, reflete uma redução nas margens no Banco Carrefour e no Sam’s Club. No acumulado de 2024, o Ebitda ajustado foi R$ 6,5 bilhões, alta de 13,4%, enquanto a margem Ebitda foi de 5,9%.
A receita líquida consolidada, por sua vez, foi de R$ 29,654 bilhões, alta de 5,7% em relação ao quarto trimestre de 2023. “O resultado demonstrou a habilidade do Grupo Carrefour em continuar a crescer receita ao mesmo tempo em que expande rentabilidade, focando na disciplina de custos, ganhos de eficiência e condições competitivas”, disse o CEO da companhia, Stephane Maquaire.
O imposto de renda registrou ganho de R$ 777 milhões no último trimestre de 2024, impactado por R$ 1,006 bilhão do reconhecimento de ativos tributários diferidos de perdas acumuladas do Grupo BIG e R$ 68 milhões em razão do anúncio de distribuição de JCP juros sobre capital próprio em dezembro do ano passado.No trimestre reportado, as vendas consolidadas somaram R$ 32,8 bilhões, alta de 5,5% ante um ano, com crescimento de vendas mesmas lojas (like-for-like) de 6,3% no Atacadão, 5,9% no Carrefour Varejo ex-gasolina e 2,1% no Sam’s Club, na mesma base de comparação.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings