CNBC

CNBCGoogle pode perder o Chrome: oferta da Perplexity esquenta decisão sobre possível divisão da empresa

Brasil

Indústria brasileira vê COP30 como chance de ampliar protagonismo global e atrair investimentos

Publicado 13/08/2025 • 10:26 | Atualizado há 15 horas

Naty Falla, da Redação

KEY POINTS

  • A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA), é considerada relevante por 54% dos industriais brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
  • A mesma quantidade acredita que o evento trará impacto positivo ou muito positivo para o setor.
  • As maiores expectativas estão nas regiões Norte-Centro-Oeste (64%) e Nordeste (60%).

© Fernando Frazão/Agência Brasil

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) está marcada para novembro em Belém (PA).

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA), é vista como relevante por 54% dos industriais brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O mesmo percentual acredita que o evento terá impacto positivo ou muito positivo para o setor, com maior expectativa nas regiões Norte-Centro-Oeste (64%) e Nordeste (60%).

O levantamento indica ainda que 75% dos empresários veem a conferência como oportunidade para fortalecer a imagem da indústria nacional no exterior e ampliar o protagonismo do país na agenda climática global.

Leia também:

Lula liga para Xi Jinping, pede apoio para a COP30 e discute com presidente chinês investimentos bilaterais

Presidente da Áustria não vai participar da COP30 por causa de preços altos

Guerra tarifária prejudicará os esforços climáticos, diz CEO da COP30

“O dado de que mais da metade da indústria vê a COP30 com otimismo confirma o que já sabemos: o setor produtivo está comprometido com a agenda climática. A indústria brasileira é vanguarda em soluções sustentáveis e tem muito a mostrar ao mundo quando os holofotes estiverem voltados para Belém”, afirmou Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI.

A COP30 dará sequência às negociações da COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, que aprovou a Nova Meta Coletiva Quantificada de Financiamento Climático (NCQG, na sigla em inglês). O objetivo é alcançar US$ 300 bilhões anuais até 2035, com meta aspiracional de US$ 1,3 trilhão por ano.

Em Belém, os países deverão definir estratégias para mobilizar esses recursos, incluindo mecanismos e instrumentos financeiros para sustentar a transição para economias de baixo carbono. Outros temas incluem indicadores do Objetivo Global de Adaptação, promoção de uma Transição Justa e desdobramentos do Global Stocktake (GST), que mede o progresso coletivo em relação ao Acordo de Paris.

“A COP30 é uma oportunidade para transformar ambição em ação. É preciso garantir mecanismos de financiamento que viabilizem os compromissos assumidos e apoiem, especialmente, os países em desenvolvimento. Para a indústria brasileira, isso significa ampliar investimentos em inovação e descarbonização”, disse o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.

Para ampliar a participação empresarial, a CNI lançou a Sustainable Business COP30 (SB COP), grupo que reunirá propostas, experiências e soluções do setor para a transição a uma economia de baixo carbono. A iniciativa pretende atuar como ponte entre indústria e tomadores de decisão, promovendo diálogo técnico e oferecendo subsídios concretos durante a preparação e realização da conferência.

A pesquisa Sustentabilidade e Indústria, realizada pela Nexus, ouviu representantes de mil empresas industriais de pequeno, médio e grande porte entre 15 de maio e 17 de junho de 2025, em todo o país.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil