Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
PF prende diretores da ANM e empresários em esquema bilionário de corrupção em Minas
Publicado 17/09/2025 • 08:39 | Atualizado há 3 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 17/09/2025 • 08:39 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (17) uma operação para apurar um esquema de corrupção envolvendo órgãos públicos da área ambiental e de mineração que teria gerado R$ 1,5 bilhão em lucros ilícitos. Entre os órgãos atingidos estão a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Iphan e secretarias estaduais de Minas Gerais.
À imprensa, a ANM afirmou ter tomado conhecimento da operação pela imprensa e que, até o momento, não havia recebido nenhuma comunicação à respeito da prisão de um de seus dirigentes.
Ao todo, são cumpridos 22 mandados de prisão preventiva, 79 mandados de busca e apreensão e afastamentos de servidores públicos. A Justiça Federal em Minas Gerais determinou ainda o bloqueio de R$ 1,5 bilhão em ativos e a suspensão das atividades de empresas envolvidas.
Um dos presos é Caio Mário Trivelatto Seabra Filho, diretor da ANM em Brasília, acusado de favorecer a Aiga Mineração em troca de propina. A PF afirma que ele também tentou influenciar pareceres jurídicos da Procuradoria Federal Especializada da ANM para beneficiar a empresa, mesmo após decisão judicial contrária.
Outro alvo de mandado de prisão é o ex-diretor da ANM Guilherme Santana Lopes.
Entre os empresários, a PF aponta como líderes do esquema Alan Cavalcante do Nascimento, da Fleurs Global Mineração, além de Helder Adriano de Freitas e João Alberto Paixão Lages. Segundo a investigação, os três são sócios em empreendimentos como a Mineração Gute Sight Ltda. e a própria Fleurs Global Mineração Ltda., além de integrarem de fato o Grupo Minerar, criado para operar os ilícitos.
A ex-superintendente do Iphan em Minas Gerais, Débora França, que deixou o cargo em fevereiro de 2023, também é investigada. A PF afirma que uma empresa ligada a ela recebeu pagamentos do esquema para facilitar licenças em áreas de preservação e locais tombados.
Segundo a PF, o grupo corrompeu servidores públicos de órgãos federais e estaduais para obter autorizações e licenças ambientais fraudulentas, permitindo a exploração irregular de minério de ferro em larga escala, inclusive em regiões de preservação.
A organização criminosa também monitorava autoridades para neutralizar fiscalizações e utilizava mecanismos de lavagem de dinheiro para disfarçar a origem dos recursos ilícitos.
Da redação Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, com informações do Estadão Conteúdo

NOTA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO – SOBRE A PRISÃO DE UM DOS DIRETORES NA OPERAÇÃO DA PF
“A Agência Nacional de Mineração (ANM) tomou conhecimento, pela imprensa, de operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (17). Até o momento, não houve comunicação oficial à Agência sobre eventuais medidas envolvendo servidores ou dirigentes. A ANM reitera seu compromisso com a legalidade, a transparência e a colaboração com as autoridades, sempre que formalmente demandada, observando o devido processo legal e a continuidade dos serviços regulatórios.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
4
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?