Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ouro sobe mais de 27% no ano, impulsionado por geopolítica e bancos centrais
Publicado 31/12/2024 • 17:57 | Atualizado há 10 meses
Publicado 31/12/2024 • 17:57 | Atualizado há 10 meses
Unsplash
Ouro
Os contratos futuros de ouro encerraram o pregão desta terça-feira, (31), em leve alta, coroando um ano em que o metal teve ganhos robustos. A tensão com as guerras na Ucrânia e em Gaza e a baixa dos juros pelos principais bancos centrais foram catalisadores desse movimento.
Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para fevereiro de 2025 subiu 0,87%, a US$ 2.641,00 por onça-troy, mas teve queda de 0,60% em dezembro e de 0,69% no trimestre. Na comparação anual, com base no contrato mais líquido, o salto foi de 27,4%.
Os conflitos geopolíticos deram o tom no mercado de ouro em 2024. O metal é tido pelos investidores como um ativo de segurança em momentos de crises dessa natureza.
Neste ano, a ofensiva da Rússia contra a Ucrânia manteve a Europa sob tensão, com o risco de o conflito extrapolar para outros países do Leste Europeu. No Oriente Médio, a crise envolvendo Gaza e Israel teve seu ápice com o envolvimento do Irã no conflito.
Do lado monetário, o Federal Reserve (Fed), o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) cortaram juros, medida vista também como apoio aos preços do ouro.
A analista de metais do banco suíço Swissquote Ipek Ozkardeskaya vê espaço para que o ouro mantenha a trajetória firme em 2025. Na percepção dela, o metal pode ser beneficiado de uma esperada correção no mercado global de ações.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços