Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Países não têm amigos, têm interesses”, diz economista sobre parcerias do Brasil com Rússia e China
Publicado 03/07/2025 • 18:56 | Atualizado há 9 horas
Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas
EUA suspendem restrições a software de chips para a China em sinal de trégua comercial
Publicado 03/07/2025 • 18:56 | Atualizado há 9 horas
KEY POINTS
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta semana, em Buenos Aires, que Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina mantêm alinhamento para avançar nas negociações do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia. Segundo Haddad, a iniciativa representa uma oportunidade para o Brasil melhorar sua posição competitiva no cenário global, em meio às tensões comerciais entre China e Estados Unidos.
Para Ricardo Rodil, analista econômico da Crowe Macro, existe uma parte fundamental neste movimento. “Países não têm amigos e inimigos, países têm interesses”, disse Ricardo Rodil, sobre o impacto político e econômico dessas articulações internacionais. Para o especialista, o Brasil precisa equilibrar interesses comerciais e estratégicos ao se aproximar de parceiros como China e Rússia, que enfrentam resistências no cenário diplomático.
As negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia se estendem há 25 anos. A Comissão Europeia anunciou que deve apresentar nos próximos dias o texto legal do tratado para análise e debate sobre sua ratificação. Apesar do avanço, o processo enfrenta oposição de alguns países europeus, em especial da França.
O acordo permitirá à União Europeia exportar mais automóveis, máquinas e bebidas destiladas para os países do Mercosul. Em contrapartida, o bloco sul-americano terá facilitada a entrada de carne, açúcar, arroz, mel e soja no mercado europeu.
Para Rodil, a resistência francesa tende a ser superada. “Acredito que a França vai acabar sendo voto vencido na União Europeia”, afirmou. Há interesse comercial claro na concretização do acordo, tanto na Europa quanto na América do Sul.
Leia também:
Brasil sedia Cúpula do Brics no Rio de Janeiro e assume protagonismo em debates globais
Em Cúpula do Mercosul, Lula e Milei divergem sobre o futuro do bloco
A agenda internacional do governo brasileiro inclui ainda reuniões no Rio de Janeiro com ministros de Finanças da China e da Rússia, além da participação na Cúpula do BRICS. Haddad deve tratar de políticas do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e das diretrizes para a COP30.
Ricardo Rodil avaliou o papel do banco multilateral, conhecido como Banco do BRICS, e destacou que a instituição atua em duas grandes áreas: financiamento do comércio internacional e investimentos em infraestrutura. “Na verdade, o Banco do BRICS é muito mais um movimento político do que econômico, mas terá possibilidades de financiamento entre os países do BRICS e até com terceiros”, disse.
O analista ressaltou que, para países com baixa poupança interna, como o Brasil, essas iniciativas são importantes para impulsionar projetos de infraestrutura e inovação.
Ao analisar o cenário geopolítico, Rodil reconheceu que o momento é delicado, mas vê oportunidades diante da instabilidade nas relações internacionais, especialmente durante governos imprevisíveis, como o de Donald Trump. Segundo ele, a postura norte-americana pode facilitar o fortalecimento de alianças alternativas.
Para o economista, a aproximação brasileira de China e Rússia precisa ser conduzida com foco nos interesses nacionais, sem alinhamento ideológico. “Esse é o ponto básico: olhar para os interesses do país”, concluiu.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
Wise lança produto com rendimento em euro, dólar e libra e anuncia Brasil como hub na América Latina
Brasileiro ganhará uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood
Partidos vão ao STF para garantir suspensão do IOF
Adriana Conconi, diretora da VR: “Deixamos de ser apenas vale-refeição e viramos um ecossistema de soluções"