Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Saiba mais sobre a cela de Bolsonaro na Papudinha
Publicado 15/01/2026 • 18:47 | Atualizado há 1 hora
Como a aquisição da Neiman Marcus pela Saks levou a empresa à falência
Morgan Stanley supera estimativas impulsionado por gestão de fortunas; veja os números
Amazon lança sua nuvem “soberana” na Europa e planeja expansão
IA de Elon Musk entra na mira da Justiça dos EUA; entenda
Austrália completa um mês de proibição de redes sociais para menores; veja os efeitos da medida
Publicado 15/01/2026 • 18:47 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Após a confirmação de sua transferência para o 19º Batalhão da Polícia Militar (19º BPM), no Distrito Federal, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro já está em uma Sala de Estado-Maior no Complexo Penitenciário da Papuda, unidade conhecida popularmente como “Papudinha”. A mudança ocorre em meio ao início do cumprimento de sua pena, seguindo os trâmites do Supremo Tribunal Federal (STF).
Diferente das celas comuns do sistema prisional, o espaço destinado ao ex-presidente foi projetado para atender aos requisitos de segurança e prerrogativas do cargo que ocupou. A unidade ocupada é semelhante à cela onde estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques (54,7 metros quadrados e 10 metros quadrados de área externa).
De acordo com o protocolo estabelecido, o local oferece:
Uma das principais diferenças da custódia de Bolsonaro é o aparato de saúde. O ex-presidente terá à disposição um médico da Polícia Federal de plantão 24 horas por dia, além de autorização para visitas de médicos particulares e realização de exames (como ultrassonografia) na própria cela. Em casos de urgência, há autorização prévia para transporte e internação imediata, sem necessidade de esperar por decisão judicial.
O regime de visitas e atividades físicas será realizado de forma isolada. O banho de sol ocorrerá diariamente, em espaço exclusivo, sem contato com outros detentos e as visitas serão feitas em encontros reservados, separados da população carcerária comum.
O ex-presidente Jair Bolsonaro ficará em uma cela totalmente separada de seus antigos aliados, que também cumprem pena no mesmo local.
O 19º BPM é uma unidade destinada à custódia de policiais e autoridades com direito a prisão especial. Além de Bolsonaro, o local abriga atualmente:
Após uma queda sofrida por Bolsonaro na cela da Polícia Federal na semana passada (possivelmente causada por interação medicamentosa), Moraes autorizou adaptações específicas na nova acomodação na Papudinha. A cama do ex-presidente receberá grades de proteção e barras de apoio para evitar novos acidentes.
A rotina de Bolsonaro contará com momentos de assistência espiritual. Moraes autorizou visitas semanais (às terças ou sextas-feiras) do bispo Robson Rodovalho e do pastor Thiago Manzoni.
Os encontros serão individuais e terão duração máxima de uma hora.
Por outro lado, o ministro negou o acesso a uma Smart TV. Bolsonaro continuará assistindo apenas a canais abertos, tendo acesso aos programas jornalísticos locais e nacional.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
CSN prepara venda de ativos para desalavancar até R$ 18 bilhões em 2026
3
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
4
O que é liquidação extrajudicial? Entenda regime aplicado pelo BC à Reag
5
Lucratividade extraordinária? Fundo ligado à Reag multiplicou patrimônio em 30 mil vezes após operação com Banco Master