CNBC

CNBCComo a aquisição da Neiman Marcus pela Saks levou a empresa à falência

Notícias da política brasileira

Saiba mais sobre a cela de Bolsonaro na Papudinha

Publicado 15/01/2026 • 18:47 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Após a confirmação de sua transferência, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro já está em uma Sala de Estado-Maior no Complexo Penitenciário da Papuda.
  • Diferente das celas comuns do sistema prisional, o espaço destinado ao ex-presidente foi projetado para atender aos requisitos de segurança e prerrogativas do cargo que ocupou.

Após a confirmação de sua transferência para o 19º Batalhão da Polícia Militar (19º BPM), no Distrito Federal, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro já está em uma Sala de Estado-Maior no Complexo Penitenciário da Papuda, unidade conhecida popularmente como “Papudinha”. A mudança ocorre em meio ao início do cumprimento de sua pena, seguindo os trâmites do Supremo Tribunal Federal (STF).

Diferente das celas comuns do sistema prisional, o espaço destinado ao ex-presidente foi projetado para atender aos requisitos de segurança e prerrogativas do cargo que ocupou. A unidade ocupada é semelhante à cela onde estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques (54,7 metros quadrados e 10 metros quadrados de área externa).

De acordo com o protocolo estabelecido, o local oferece:

  • Quarto com banheiro privativo, água corrente aquecida, ar-condicionado e frigobar.
  • Televisão a cores.
  • Protocolo especial que permite a entrega de comida caseira diariamente.

Uma das principais diferenças da custódia de Bolsonaro é o aparato de saúde. O ex-presidente terá à disposição um médico da Polícia Federal de plantão 24 horas por dia, além de autorização para visitas de médicos particulares e realização de exames (como ultrassonografia) na própria cela. Em casos de urgência, há autorização prévia para transporte e internação imediata, sem necessidade de esperar por decisão judicial.

O regime de visitas e atividades físicas será realizado de forma isolada. O banho de sol ocorrerá diariamente, em espaço exclusivo, sem contato com outros detentos e as visitas serão feitas em encontros reservados, separados da população carcerária comum.

O ex-presidente Jair Bolsonaro ficará em uma cela totalmente separada de seus antigos aliados, que também cumprem pena no mesmo local.

Quem está por lá?

O 19º BPM é uma unidade destinada à custódia de policiais e autoridades com direito a prisão especial. Além de Bolsonaro, o local abriga atualmente:

  • Anderson Torres: Ex-ministro da Justiça, condenado a 24 anos de prisão. Ele já havia passado quatro meses em prisão preventiva no local em 2023.
  • Silvinei Vasques: Ex-diretor-geral da PRF.
  • Cúpula da PM-DF: Integrantes da antiga cúpula, investigados por omissão nos atos de 8 de janeiro, também passaram pelo local antes de aguardarem o julgamento em liberdade.

Quem já passou por lá?

  • Benedito Domingos: O ex-vice-governador do DF ficou seis meses preso no batalhão em 2016, condenado por corrupção e fraude em licitações, antes de migrar para a prisão domiciliar por questões de saúde.
  • Francisco Araújo: O ex-secretário de Saúde do DF foi preso preventivamente no local em 2020 devido a suspeitas em compras de testes para Covid-19. Araújo foi posteriormente absolvido de todas as acusações em 2023.

Outras adaptações

Após uma queda sofrida por Bolsonaro na cela da Polícia Federal na semana passada (possivelmente causada por interação medicamentosa), Moraes autorizou adaptações específicas na nova acomodação na Papudinha. A cama do ex-presidente receberá grades de proteção e barras de apoio para evitar novos acidentes.

A rotina de Bolsonaro contará com momentos de assistência espiritual. Moraes autorizou visitas semanais (às terças ou sextas-feiras) do bispo Robson Rodovalho e do pastor Thiago Manzoni.

Os encontros serão individuais e terão duração máxima de uma hora.

Por outro lado, o ministro negou o acesso a uma Smart TV. Bolsonaro continuará assistindo apenas a canais abertos, tendo acesso aos programas jornalísticos locais e nacional.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;