CNBC
François Bayrou

CNBCPrimeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França

Notícias da política brasileira

STF descarta prisão de Bolsonaro por enquanto, mas Moraes ameaça ação imediata se houver novo descumprimento

Publicado 24/07/2025 • 10:39 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Alexandre de Moraes descarta prisão preventiva de Bolsonaro, mas condiciona decisão ao cumprimento das medidas cautelares
  • Ministro do STF classificou como irregularidade isolada o uso das redes sociais de Eduardo Bolsonaro em favor do pai
  • Ex-presidente segue obrigado a usar tornozeleira eletrônica e está proibido de se comunicar por redes sociais
Ex-presidente, Jair Bolsonaro.

Reprodução Twitter/Reuters.

Ex-presidente, Jair Bolsonaro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (24) não decretar, por enquanto, a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL), no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que alertou, no entanto, que poderá adotar a medida de forma imediata caso o ex-presidente descumpra novamente as ordens judiciais impostas a ele.

Na análise do caso, Moraes considerou como “irregularidade isolada” o fato de as redes sociais do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, terem sido utilizadas em apoio ao pai, apesar das restrições impostas ao ex-mandatário.

“A utilização das redes sociais do filho não justifica, por ora, uma medida extrema como a prisão, mas será monitorada com atenção”, escreveu o ministro.

Desde a semana passada, Bolsonaro está proibido de usar redes sociais e obrigado a usar tornozeleira eletrônica, como parte das medidas cautelares determinadas após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontar risco de obstrução de Justiça no processo que investiga seu envolvimento com uma suposta tentativa de golpe em 2022.

Alvo de investigação

O ex-presidente responde por crimes contra o Estado democrático de Direito, incluindo a tentativa de subverter o resultado das eleições e conduzir articulações paralelas com militares e apoiadores com vistas a um rompimento institucional.

As investigações conduzidas pela Polícia Federal e supervisionadas pelo STF continuam em curso. Moraes reiterou que o cumprimento rigoroso das medidas será determinante para evitar novos desdobramentos mais severos, como a prisão preventiva.

A defesa de Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a decisão.

‘Justiça é cega, mas não é tola’

Alexandre de Moraes rebateu a argumentação da defesa de Jair Bolsonaro, que havia questionado os limites da medida cautelar que proíbe o ex-presidente de usar redes sociais. Em manifestação oficial, o ministro respondeu com firmeza:

“Como diversas vezes salientei na Presidência do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, a JUSTIÇA É CEGA MAIS NÃO É TOLA!!!!!”

A frase, com erro gramatical (“mais” no lugar de “mas”), chamou atenção no despacho e refletiu o tom direto do ministro. A defesa de Bolsonaro havia perguntado se o ex-presidente poderia conceder entrevistas desde que não publicasse os conteúdos nas redes, o que Moraes rechaçou.

Segundo o ministro, Bolsonaro pode conceder entrevistas, mas não pode usar esses conteúdos como “material pré-fabricado” para posterior divulgação em perfis de terceiros, o que, segundo Moraes, configura burla à proibição imposta judicialmente.

“Não será admitida a utilização de subterfúgios para a manutenção da prática de atividades criminosas, com a instrumentalização de entrevistas ou discursos públicos como material previamente coordenado para redes sociais”, escreveu Moraes.

Ele reiterou que a decisão tem base no histórico do processo relacionado à tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Para o ministro, as chamadas ‘milícias digitais’ usaram redes sociais como arma contra a democracia, o que justifica a adoção das medidas restritivas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira