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Presidente do Porto de Santos anuncia expansão da área operacional com investimento de R$ 12,5 bilhões, o maior da história
Publicado 15/04/2025 • 21:31 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 15/04/2025 • 21:31 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O Porto de Santos, o maior da América Latina, está em processo de expansão de sua área operacional, passando de 7,8 milhões de metros quadrados para 20 milhões de metros quadrados. O objetivo é atender ao aumento da demanda do setor agropecuário e da importação de produtos industrializados. No ano passado, o porto movimentou 180 milhões de toneladas, o que representa 30% da corrente comercial do Brasil.
Anderson Pomini, presidente do Porto de Santos, detalhou o projeto em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Pomini destacou a importância dessa ampliação, mencionando que a participação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) é essencial para garantir o crescimento necessário para o porto, que cresce em média 10% ao ano. Segundo Pomini, o aumento da capacidade é crucial para “atendermos a força do nosso agro e a boa capacidade de importação dos produtos industrializados”.
Pomini também falou sobre a mudança que será necessária para a realocação de algumas famílias no entorno do porto: “Algumas famílias na região conhecida como Vila dos Criadores, são 500 mil metros quadrados à margem direita do Porto de Santos, serão realocadas”. Ele explicou que o acordo com essas famílias será feito de forma que elas troquem suas casas por “casas dignas com infraestrutura adequada”, o que ele chamou de “responsabilidade habitacional”.
Sobre o custo da obra, Pomini informou que o programa de investimento será de R$ 12,5 bilhões para os próximos 5 anos, o maior da história do Porto de Santos. Ele ainda comentou que a infraestrutura do porto não só ajuda no escoamento da produção, mas também gera renda, emprego e maior consumo.
Pomini também destacou o impacto positivo das obras de conectividade, como o túnel entre Santos e Guarujá, que vai conectar as duas margens do Porto, facilitando o tráfego de caminhões e impactando a logística de 27 mil pessoas que atravessam o canal diariamente. Ele frisou que esta obra é a mais importante do Brasil e citou o impacto que a construção do túnel terá na redução do tempo de espera, atualmente em uma média de 1h30 a 2h para atravessar de balsa.
Ele finalizou ressaltando que cada 10 copos de suco de laranja consumidos no mundo, 8 passam pelo Porto de Santos e que, se o canal fosse interditado por apenas três dias, a China teria dificuldades para alimentar sua população.
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