CNBC
Avião de binquedo em cima de notas de ólar

CNBCComo remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas

Notícias do Brasil

Após 20 anos, Brasil retoma produção de insulina

Publicado 14/07/2025 • 13:09 | Atualizado há 6 meses

KEY POINTS

  • Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
  • A ação integra a transferência de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt.
  • Brasil voltará a produzir o medicamento de forma 100% nacional, por meio da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da empresa brasileira Biomm.
Brasil voltará a produzir o medicamento de forma 100% nacional, por meio da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da empresa brasileira Biomm.

Brasil voltará a produzir o medicamento de forma 100% nacional, por meio da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da empresa brasileira Biomm.

Ricardo Stuckert/PR

Nesta sexta-feira (11), na fábrica da Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). A ação integra a transferência de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt. Com isso, o Brasil voltará a produzir o medicamento de forma 100% nacional, por meio da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da empresa brasileira Biomm.

Durante o evento, foram distribuídas 207.385 mil unidades do medicamento — sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH. Com a transferência total da tecnologia, o Brasil passará a produzir 50% da demanda de insulinas NPH e regular para o SUS, representando cerca de 45 milhões de doses anuais.

Leia mais

IA que escuta consultas médicas: a corrida bilionária por tempo, eficiência e novos modelos de negócio na saúde

Por que a Inteligência Artificial não pode substituir o médico

“Hoje é um dia histórico para a saúde pública brasileira. Depois de mais de duas décadas sem produzir insulina humana, o Brasil retoma essa fabricação para ser entregue ao Sistema Único de Saúde e contribuir com a saúde da população. Estamos vivenciando um momento de celebração com a entrega da insulina humana recombinante ao Ministério da Saúde e ao SUS.”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Além disso, o ministro afirma que o Brics está acontecendo na realidade, mudando a vida da população brasileira e gerando emprego, renda e tecnologia aqui em Minas Gerais.

“Uma iniciativa como essa traz segurança aos pacientes de que, independentemente de qualquer crise — como a que vivemos durante a pandemia —, o país tem soberania na produção desse medicamento tão importante. Cerca de 10% da população brasileira tem diabetes, e parte dessas pessoas precisa usar insulina. Isso garante tranquilidade, segurança e estabilidade tanto para o SUS quanto para os cidadãos que dependem do medicamento”, aponta o ministro.

O investimento de R$ 142 milhões na aquisição da tecnologia vai beneficiar cerca de 350 mil pessoas com diabetes. Estão previstas entregas de 8,01 milhões de unidades de insulina, entre frascos e canetas, para a rede pública em 2025 e 2026.

A ação integra a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e busca diminuir a dependência externa na compra desse medicamento essencial para o SUS. 

 O Ministério da Saúde aprovou, no início de 2025, além das insulinas NPH e regular, uma PDP para viabilizar a produção nacional de insulina glargina. 

O projeto reúne Bio-Manguinhos (Fiocruz), Biomm e a farmacêutica chinesa Gan & Lee, com previsão inicial de fabricar 20 milhões de frascos para abastecer o SUS. O medicamento será usado no tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;