CNBC
Trabalhadores fazendo Ursinhos Carinhosos em uma fábrica em Ankang, China.

CNBCPreços ao produtor na China caem mais do que o esperado em julho; deflação persiste na indústria local

Brasil

Sob variação positiva, indústria avança em 7 regiões em junho, mas queda afeta 8 estados, aponta IBGE

Publicado 08/08/2025 • 11:57 | Atualizado há 2 dias

Da Redação

KEY POINTS

  • Produção industrial cresce em 7 regiões em junho, com destaque para Pernambuco (+5,1%), Região Nordeste (2,8%) e Minas Gerais (+2,8%)
  • Em contraponto, houve resultados negativos no Mato Grosso (-2,2%), Pará (-1,9%), Goiás (-1,7%)
  • No comparativo anual, indústria nacional recua 1,3%, refletindo ritmo enfraquecido
Montagem de carros no Brasil deverá sofrer poucas alterações.

Montagem de carros no Brasil deverá sofrer poucas alterações.

Agência Indústria

Na passagem de maio para junho, o setor industrial brasileiro apresentou avanço em sete das quinze regiões analisadas pelo IBGE, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (8). O desempenho positivo foi registrado em Pernambuco (5,1%), Região Nordeste (2,8%), Minas Gerais (2,8%), Bahia (2,1%), Amazonas (1,5%), Paraná (1,4%) e Rio de Janeiro (0,4%).

Em contrapartida, oito localidades apresentaram queda na produção industrial. O Espírito Santo teve o recuo mais expressivo, de 5,8%. Além de representar a maior queda em termos absolutos, foi a segunda maior influência negativa no índice. Bernardo Almeida, analista da pesquisa, explica que “diferentemente de maio último, o setor extrativo atuou como influência negativa em junho. Os setores de metalurgia e de celulose, papel e produtos de papel também contribuíram para o comportamento negativo da indústria capixaba”.

Também houve resultados negativos no Mato Grosso (-2,2%), Pará (-1,9%), Goiás (-1,7%), Ceará (-0,9%), Santa Catarina (-0,8%), São Paulo (-0,6%) e Rio Grande do Sul (-0,1%).

Almeida observa que, embora haja uma leitura positiva em âmbito nacional, o comportamento da produção segue apresentando um ritmo mais lento. “A alternância entre queda em um mês e crescimento em outro, que muitos locais vêm apresentando, evidencia uma menor intensidade no ritmo da produção industrial. O setor industrial nacional vem arrefecendo desde o segundo semestre de 2024”, declara.

Segundo o levantamento, no cenário nacional, a indústria brasileira teve leve variação positiva de 0,1% em junho, na comparação com maio.

Comparação de junho de 2025 com junho de 2024

A indústria brasileira apresentou retração em sete das dezoito regiões avaliadas em junho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Entre os locais que tiveram queda na produção, destacam-se o Rio Grande do Norte (-21,4%), Mato Grosso do Sul (-11,7%) e Mato Grosso (-10,8%). São Paulo registrou redução de 8,5%, enquanto Pará, Rio Grande do Sul e Ceará anotaram quedas de 3,0%, 2,5% e 0,1%, respectivamente.

Por outro lado, aumentos foram observados no Espírito Santo (17,4%), Pernambuco (7,6%), Amazonas (7,2%) e Rio de Janeiro (6,8%). Também apresentaram elevação a Região Nordeste (4,3%), Minas Gerais (3,0%), Paraná (2,8%), Santa Catarina (2,3%), Maranhão (0,9%), Bahia (0,8%) e Goiás (0,1%).

No resultado nacional, a produção industrial brasileira registrou retração de 1,3% em junho de 2025 frente ao mesmo mês do ano anterior.


__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil