CNBC

CNBCGoogle processa cibercriminosos da China por golpes em 120 países

Capital Político Eduardo Gayer

Tarifaço: Vieira e Rubio devem se reunir amanhã em Washington

Publicado 12/11/2025 • 19:16 | Atualizado há 1 hora

Foto de Eduardo Gayer

Eduardo Gayer

Eduardo Gayer é analista de Política e Economia do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC. Formado em Jornalismo pela PUC-SP e em História pela USP, tem extensão em jornalismo econômico pela FGV-SP. Antes de ingressar na TV, foi subeditor da Coluna do Estadão e repórter no Broadcast, acompanhando política e mercado financeiro. Cobriu in loco a guerra na Ucrânia e os mais importantes fóruns multilaterais no exterior dos últimos anos, como G-7, G-20, CELAC e Mercosul.

KEY POINTS

  • Mauro Vieira viajará a Washington para reunião com Marco Rubio nesta quinta-feira (13), após um primeiro encontro em Niágara, à margem da reunião de chanceleres do G7.
  • Brasil pressiona os EUA por avanço nas negociações do tarifaço, que não evoluíram desde a reunião entre Lula e Donald Trump em 28 de outubro.
  • Governo brasileiro espera alívio nas tarifas sobre café e frutas, promessa sinalizada pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent; encontro ainda depende de confirmação do Departamento de Estado.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajará a Washington para uma reunião presencial com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta quinta-feira (13), de acordo com fontes diplomáticas.

Os dois se encontraram nesta quarta-feira (12) em Niágara, no Canadá, à margem da reunião de chanceleres do G7, e acertaram o novo encontro para negociar o fim do tarifaço contra o Brasil.

Leia mais:
Tarifaço: Vieira encontra Rubio e cobra avanço nas negociações entre Brasil e EUA
Mauro Vieira negocia acordo UE-Mercosul com França antes de possível encontro com Rubio para tratar do tarifaço

Mauro Vieira cobra avanço nas tratativas, já que desde a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na Malásia, no dia 28 de outubro, nada avançou.

A expectativa do governo brasileiro é que os Estados Unidos aliviem nos próximos dias as tarifas cobradas sobre o café e as frutas, como sinalizou o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Procurado, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que uma eventual confirmação do encontro cabe ao Departamento de Estado americano, enquanto anfitrião. A diplomacia dos Estados Unidos também foi procurada, mas ainda não retornou.

--

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Eduardo Gayer

;