Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Transição energética está no ‘centro do negócio’ da WEG, afirma diretor
Publicado 05/11/2025 • 22:06 | Atualizado há 2 horas
Publicado 05/11/2025 • 22:06 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
A WEG, gigante brasileira do setor de equipamentos eletroeletrônicos, vai ter presença na COP30 com investimentos focados em sustentabilidade e transição energética. A empresa anunciou um aporte bilionário na expansão da capacidade produtiva em Santa Catarina, com foco em soluções de energia limpa e baixa emissão de carbono.
Sobre os projetos ambientais da WEG e a expectativa para a COP30, Daniel Marteleto Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG afirma que, para a empresa, “a transição energética e a sustentabilidade estão no centro do negócio”.
Durante entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, ele explica que a empresa adota práticas para a descarbonização das operações da empresa e oferece as mesmas soluções para parceiros. A meta é reduzir as emissões em 52% até 2030 e a neutralidade de carbono até 2050. Godinho relata que, em apenas três anos de programa, “28% das emissões operacionais”, já foram reduzidas.
Leia mais
Lula teve três reuniões bilaterais para se preparar para cúpula da COP30, diz Mauro Vieira
CEO do Banco da Amazônia: ‘COP30 vai destravar oportunidades para financiar o desenvolvimento da região’
Com 100% dos produtos e soluções alinhados com a agenda sustentável, o diretor explica que inserção destes produtos no mercado, oferecendo tecnologias limpas, é feita a partir de quatro pilares.
“O pilar de energias renováveis, então são produtos para geração de energia renovável, não só geração, mas também transmissão e distribuição. Eficiência energética, aqui nós estamos falando de produtos mais eficientes. Eficiência operacional, aqui nós falamos de processos mais eficientes e por fim mobilidade elétrica”.
Na COP30 a empresa irá demonstrar alguns dos cases de sucesso da aplicação destes pilares. Um exemplo exposto por ele foi o da parceria entre a Natura e a Associação dos Trabalhadores da Ilha das Cinzas, que possibilitou que o estado do Pará contasse em 100% com energias renováveis.
Além dos cases, ele afirma que as COPs são oportunidades “importantes” para os negócios e para o país. “Nós como Brasil temos a oportunidade de mostrar que além do agro, nós temos na indústria todas as soluções, todas as tecnologias que estão à disposição do mundo nesse processo de transição energética. Portanto, para a WEG, as COPs representam essa oportunidade de mostrar o quanto nós estamos alinhados e temos soluções concretas que mudam a realidade”, afirmou.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente