CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Alberto Ajzental

Consequências do aumento das Tarifas do Trump IV

Publicado 03/03/2025 • 17:35 | Atualizado há 2 meses

Cartaz de apoiadores de Trump

Cartaz de apoiadores de Trump

Pexels

Consequências para os EUA

As tarifas impostas pelos EUA podem afetar profundamente a economia americana e global. 

No que tange a economia norte americana, podemos ressaltar:

O PIB pode cair quase que imediatamente para os EUA, China, Mexico e Canada. No médio prazo pode ocorrer aumento de investimentos nos EUA, em novas fabricas e equipamentos.

Quanto ao emprego e renda deverá ocorrer nos EUA aumento dos salários, escassez de mão de obra e queda na taxa de desemprego.

Com relação às moedas e bolsas, nos EUA deverá ocorrer aumento no fluxo de recursos e investimentos, fortalecimento do Dólar, bolsas em primeiro momento devem apresentar queda, deverá ocorrer impacto negativo nos planos de aposentadoria da população e as bolsas poderão apresentar sinais contrários dependendo dos setores caso sejam ou não beneficiados.

Deverá ocorrer aumento da inflação em um primeiro momento, aumento da taxa de juros e perda de poder aquisitivo da população de imediato

Leia mais:

Aumento das Tarifas do Trump – Consequências Parte I
Consequências do aumento das Tarifas do Trump II

Quanto ao fiscal vai ocorrer aumento de arrecadação tributária com relação aos tributos de importação, porém haverá queda nos demais tributos relacionados à saúde econômica.

Importante analisarmos o timing dos eventos, se por um lado haverá demora para a “nacionalização” e verticalização da produção em território norte americano, vai ocorrer enfraquecimento da economia no curto prazo.

No que tange a economia global, podemos ressaltar:

As tarifas podem causar um choque de oferta semelhante ao da pandemia de Covid-19, elevando custos e tornando a produção americana menos competitiva, empresas enfrentarão custos mais altos e consumidores terão preços elevados, os EUA perderão competitividade internacional, quanto aos países “parceiros” mais impactados por aumento de taxas e que guardam maior interdependência com os EUA, estes sofrerão de forma oposta àquilo que se passará nos EUA, este aumento de tarifas poderá eliminar centenas de milhares de empregos, a renda cairá, as empresas deverão buscar outros mercados e o preço de seus produtos cairá de preço.

Aqueles países e blocos que não venham a sofrer tantos aumentos de tarifas poderão se beneficiar e novos blocos comerciais capitaneados pelos EUA poderão ser delineados, em contraposição aos BRICS e outras agendas que buscam competir com os EUA ou eliminar sua liderança.

---

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Alberto Ajzental

;