Analista Econômico do Jornal Times Brasil e do Money Times, é Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Economia pela FGV. Atuou como Professor de Economia e Estratégia de Negócios na EESP-FGV e atualmente coordena Curso Desenvolvimento de Negócios Imobiliários na EAESP-FGV. Trabalha há mais de 30 anos no mercado imobiliário de São Paulo, em incorporadoras e construtoras de alto padrão, assim como em fundo imobiliário. Atualmente é CEO de importante empresa patrimonialista imobiliária.
KEY POINTS
Em época de Oscar e da enorme conquista do cinema nacional, com o Oscar de melhor filme estrangeiro com o filme "Ainda Estou Aqui", que tal olharmos para o lado de negócios desta incrível e forte indústria? Afinal cinema é negócio.
Há uma diferença entre o que o grande público gosta, que podemos comprovar pela enorme bilheteria conquistada, com o que a Academia valoriza, representado pelo número de estatuetas conquistadas.
As grandes produções têm orçamentos bem maiores que os demais, da ordem de US$ 150 a 200 milhões, enquanto os demais filmes contam com orçamentos de produção bem mais modestos entre US$ 2 e 70 milhões.
Oscar.
Pixabay.
Em época de Oscar e da enorme conquista do cinema nacional, com o Oscar de melhor filme estrangeiro com o filme "Ainda Estou Aqui", que tal olharmos para o lado de negócios desta incrível e forte indústria? Afinal cinema é negócio.
Listamos abaixo os filmes que vamos analisar com suas bilhetrias no mundo até a data do Oscar:
Esta tabela está representada abaixo pela linha vermelha. Perceba a grande queda dos dois primeiros filmes para os demais em termos de bilheteria.
As barras azuis representam os prêmios conquistados. A primeira conclusão é que há uma diferença entre o que o grande público gosta, que podemos comprovar pela enorme bilheteria conquistada, com o que a Academia valoriza, representado pelo número de estatuetas conquistadas.
Enquanto Wicked e Duna 2 faturaram mais de US$ 700 milhões e conquistaram 3 Oscars cada, em geral técnicos, Anora faturou US$ 40 milhões e conquistou 5 prêmios.
A seguir vamos relacionar novamente o faturamento dos filmes, mas agora com os seus orçamentos.
Mantivemos a linha vermelha de faturamento no gráfico abaixo, mas agora, para comparar com os orçamentos, representados pelas barras azuis, cuja escala está à direira do gráfico.
Perceba que os filmes voltados ao grande público, as grandes produções, têm orçamentos bem maiores que os demais, da ordem de US$ 150 a 200 milhões, enquanto os demais filmes contam com orçamentos de produção bem mais modestos entre US$ 2 e 70 milhões.
Comparando a relação Faturamento dividido pelo Orçamento chegamos ao que chamamos de Múltiplos. Com relação aos Múltiplos, ou Retorno, o grande campeão da temporada foi nada mais nada menos que o brasileiro "Ainda Estou Aqui". Este faturou US$ 28 milhões, tendo gasto apenas US$ 1,5 milhão, obtendo assim um múltiplo de quase 19 vezes.
---
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais