Chega de fake news: vai começar o festival É Tudo Verdade
Publicado 26/03/2025 • 21:29 | Atualizado há 2 meses
Governo Trump aceita formalmente jato de presente do Catar
CEO da Amazon, Andy Jassy, diz que as tarifas não prejudicaram os gastos do consumidor
Elon Musk confirma plano da Tesla para colocar robotáxis nas ruas em junho
Investidores repensam ativos dos EUA em meio a possível ‘mudança fundamental de regime’, diz BC europeu
OpenAI adquire startup de Jony Ive por US$ 6,4 bilhões e amplia atuação em design de hardware
Publicado 26/03/2025 • 21:29 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Sala de cinema
Unsplash
Cansado de fake news nas redes sociais e no grupo de WhatsApp da família? Então é hora de ir ao cinema.
Vai começar a 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, um dos eventos mais tradicionais do cinema brasileiro.
Criado pelo jornalista e crítico Amir Labaki, acontece entre 3 e 13 de abril, simultaneamente em cinco salas em São Paulo e em três no Rio de Janeiro.
A edição de 2025 exibirá 85 produções de 30 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming. A entrada é gratuita.
Entre os destaques, dois documentários brasileiros narram a trajetória de duas estrelas da cultura nacional: Rita Lee e Marília Pêra.
A sessão de abertura em São Paulo contará com “Ritas”, de Oswaldo Santana, longa que será exibido aos convidados no dia 2 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira. No Rio, a abertura para convidados exibirá “Viva Marília”, de Zelito Viana, no dia 3, às 20h30, no Estação Net Botafogo.
A cerimônia de premiação será realizada no sábado, 12 de abril, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 13 de abril.
Como o É Tudo Verdade é considerado um “Qualifying Festival” pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais para as Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Média-Metragens e de Curtas-Metragens serão automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar® 2026 em ambas as categorias.
Comprometido em divulgar a arte do documentário, o festival homenageia em 2025 a obra de Vladimir Carvalho (1935-2024), um dos cineastas mais marcantes na história do É Tudo Verdade, com a exibição dos nove longas-metragens realizados por ele.
A retrospectiva internacional destaca, por sua vez, a obra do diretor britânico Humphrey Jennings (1907-1950), considerado o primeiro poeta da produção não-ficcional inglesa. O ciclo apresenta oito de seus clássicos, como “Fires Were Started” (1943) e “Family Portrait” (1950), e um documentário sobre a sua obra, dirigido por Kevin Macdonald (vencedor do Oscar 1998 com “Um Dia Em Setembro).
A celebração dos 30 anos do É Tudo Verdade traz o Especial 30!, com a exibição de três documentários marcantes da história do evento. “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes”, de Toni Venturi, e “Noel Field – A Lenda de Um Espião”, do suíço Werner Schweizer, foram os primeiros vencedores das mostras competitivas da segunda edição, em 1997. Não houve premiação no evento inaugural, em 1996. Ganha também nova sessão especial o clássico “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, que inspira a capa do catálogo da 30ª edição.
Em 2025, o circuito de exibição em São Paulo é formado pelo CineSesc, a Cinemateca Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito), o Instituto Moreira Salles/IMS Paulista e o Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem na Estação NET Botafogo e Estação NET Rio e na Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca.
Ampliando o acesso ao público, a programação em streaming apresenta no Itaú Cultural Play, entre 14 e 30 de abril, 6 curtas-metragens da competição brasileira deste ano e 4 curtas do homenageado Vladimir Carvalho.
A 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio do Itaú, parceria do Sesc-SP, e apoio cultural da Spcine, da RioFilme, do Galo da Manhã e do Itaú Cultural. A realização é do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Gestora de Camila Farani investe na SpaceX, de Elon Musk
Três brasileiras figuram na lista das 100 mulheres mais poderosas nos negócios, segundo a Fortune
BNDESPar vende ações e reduz participação na JBS
Bitcoin atinge nova máxima histórica, superando recorde de janeiro
Sanção: o que é, quais as possíveis acepções e impactos