CNBC
Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

CNBC Fed dividido mantém taxa básica de juros, contrariando pressão de Trump por cortes agressivos

Análise Exclusiva Marcelo Favalli

Quanto o acidente com Boeing da Air India impacta o setor aéreo?

Publicado 12/06/2025 • 23:01 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

Foto de Marcelo Favalli

Marcelo Favalli

Marcelo Favalli além de jornalista é Mestre em Relações Internacionais pela PUC e professor nos cursos de pós-graduação de Política Contemporânea, da FAAP e do MBA em Comunicação e Política da USP. Dos 27 anos de profissão, na imprensa, dedicou 18 deles à cobertura estrangeira. Foi correspondente na América Latina e no Estados Unidos.

KEY POINTS

  • A tragédia marca o primeiro acidente de grandes proporções envolvendo o modelo Dreamliner, introduzido no mercado nos anos 2000 como aposta de inovação e eficiência da Boeing.
  • O avião era utilizado por companhias em rotas intercontinentais e se destacava por consumir menos combustível e oferecer maior conforto.
  • O incidente ocorre após uma série de problemas enfrentados pela fabricante com o modelo 737 MAX, que foi mantido em solo por mais de dois anos após acidentes em 2018 e 2019 e voltou a ser alvo de questionamentos em 2024.

O acidente com uma aeronave Boeing 787 Dreamliner da Air India, que resultou na morte de 290 pessoas, provocou impacto imediato no mercado financeiro e reacendeu questionamentos sobre a segurança dos modelos da fabricante americana. Segundo análise do jornalista Marcelo Favalli, as ações da Boeing encerraram o dia com queda de aproximadamente 5%, refletindo a apreensão dos investidores diante do episódio.

Leia mais:

Ações da Boeing despencam após queda de avião da Air India

Primeiro-ministro do Reino Unido chama acidente da Air India de “devastador”

A tragédia marca o primeiro acidente de grandes proporções envolvendo o modelo Dreamliner, introduzido no mercado nos anos 2000 como aposta de inovação e eficiência da Boeing.  

O avião era utilizado por companhias em rotas intercontinentais e se destacava por consumir menos combustível e oferecer maior conforto. O incidente ocorre após uma série de problemas enfrentados pela fabricante com o modelo 737 MAX, que foi mantido em solo por mais de dois anos após acidentes em 2018 e 2019 e voltou a ser alvo de questionamentos em 2024.

Os acidentes mergulharam a Boeing em uma crise que se prolongou por anos, agravada por novos problemas de segurança no início de 2024. A Boeing registrou perdas anuais nos últimos seis anos. Desde que introduziu o Dreamliner em serviço em 2011, a Boeing teve que fazer alguns retrabalhos, principalmente devido a falhas de montagem e problemas de qualidade na fabricação.

Em nota, a Boeing afirmou que está em contato com a Air India e ofereceu apoio total às investigações, além de expressar condolências às famílias das vítimas. O presidente da empresa conversou com o comando da companhia aérea indiana e colocou à disposição seus especialistas para colaborar com as autoridades locais. A causa do acidente ainda está sob apuração.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Marcelo Favalli