Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
A aposentadoria do presidente que tornou a Delta Airlines líder em lucratividade no setor
Publicado 17/12/2025 • 19:14 | Atualizado há 9 horas
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 17/12/2025 • 19:14 | Atualizado há 9 horas
KEY POINTS
Divulgação / Delta News Hub
Glen Hauenstein, presidente da Delta Air Lines.
O presidente da Delta Air Lines, Glen Hauenstein, que impulsionou a companhia a se tornar a líder de lucratividade do setor e defendeu a adoção lucrativa de uma estratégia voltada a viajantes dispostos a pagar um pouco mais por uma experiência de viagem mais luxuosa, vai se aposentar em fevereiro.
“Glen e sua equipe foram centrais para a estratégia premium da Delta, à medida que evoluímos ao longo de duas décadas para nos tornarmos a companhia aérea preferida de viajantes que querem investir em grandes experiências no ar e em terra”, disse o CEO Ed Bastian em uma nota aos funcionários. “Eu não poderia ter pedido um copiloto melhor para ajudar a liderar a Delta a se tornar a companhia aérea com o melhor desempenho do mundo.”
A Delta está promovendo Joe Esposito, que está na empresa há 35 anos (mais recentemente como vice-presidente sênior de planejamento de rede, precificação e gestão de receitas) ao cargo de vice-presidente executivo e diretor comercial.
Hauenstein, de 64 anos, está na Delta desde 2005 e foi nomeado para seu cargo atual em 2016. Anteriormente, ele atuou como vice-presidente executivo e diretor de receitas da companhia aérea. Ele passará a atuar como assessor estratégico até o fim de 2026.
Leia mais:
Aviação sob demanda na alta temporada pode resolver oscilação do mercado, entenda
Durante sua gestão, Hauenstein expandiu a rede internacional da Delta e ajudou a companhia a identificar novas formas de aumentar a receita por assento, em parte ao convencer com sucesso os clientes a pagar por assentos de primeira classe que antes eram oferecidos gratuitamente. Em outubro, a Delta afirmou que a receita com viagens premium deve superar as vendas da cabine principal no próximo ano.
Em alguns momentos, as estratégias da Delta tiveram sucesso além do esperado. A superlotação dos lounges Sky Club nos aeroportos levou a companhia a elevar os critérios de acesso para eliminar filas consideradas indesejáveis.
Embora a Delta continue a gerar mais lucro do que outras companhias aéreas, concorrentes como a United Airlines vêm investindo pesado em cabines reformuladas, Wi-Fi rápido gratuito e novas aeronaves. A American Airlines, que demorou a entrar no boom das viagens de luxo, também está investindo em produtos melhores a bordo e nos aeroportos.
Além de focar consumidores mais abastados, Hauenstein também destacou uma tendência de baby boomers ricos dispostos a viajar. “Sendo um baby boomer, posso dizer isso sem medo de retaliação. Há um limite de tempo para ir à Europa ou para conhecer a Austrália ou o Japão”, disse ele em uma teleconferência de resultados em abril. “Existe esse efeito riqueza, em que essa coorte de aposentados é mais rica do que qualquer outra, mesmo com a recente queda, e eles querem sair e fazer coisas.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?
5
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão