CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Agro

Pedro Lupion: Queda de tarifas nos EUA reabre mercados para produtos brasileiros

Publicado 20/02/2026 • 17:19 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A derrubada de parte do "tarifaço" de Donald Trump pela Suprema Corte dos Estados Unidos deve restaurar a competitividade de setores vitais do agronegócio brasileiro, afirmou Pedro Lupion.
  • O parlamentar explicou que a decisão judicial invalida o uso de atos emergenciais para a imposição unilateral de taxas, o que pode gerar um bilionário processo de restituição.

A derrubada de parte do “tarifaço” de Donald Trump pela Suprema Corte dos Estados Unidos deve restaurar a competitividade de setores vitais do agronegócio brasileiro, afirmou Pedro Lupion, deputado federal e presidente da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária), em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

O parlamentar explicou que a decisão judicial invalida o uso de atos emergenciais para a imposição unilateral de taxas, o que pode gerar um bilionário processo de restituição. “A decisão derrubou as tarifas aplicadas sob o ato emergencial EPA, e agora fica o problema de como os bilhões de dólares já arrecadados pelos EUA serão ressarcidos; para o pessoal da madeira e da carne, é uma notícia muito boa”, avaliou.

Apesar do otimismo com o mercado americano, Pedro Lupion alertou para o tratamento desigual dado a outros parceiros comerciais, citando barreiras recentes impostas pela China. “A China impôs tarifas altíssimas e cotas para a carne bovina brasileira e não teve reação do governo; o mesmo tratamento que damos aos Estados Unidos, precisamos dar à China, pois isso terá impacto direto nos preços aqui”, afirmou.

Leia mais:
Trump diz que substituirá acordos comerciais afetados por decisão de tarifas da Suprema Corte
EXCLUSIVO: Setor varejista dos EUA diz que reversão de tarifas de Trump trará previsibilidade e flexibilidade para inovação

Com a queda das barreiras nos EUA, o cenário para a visita diplomática do governo brasileiro a Washington sofre uma mudança radical de perspectiva. “O Trump perdeu a carta na manga, o ‘zap do truco’ que ele tinha, e vai ter que renegociar; se a decisão for imediata, não há como aplicar as tarifas e voltamos ao comércio normal”.

O setor de base florestal, que operava com plantas paradas devido ao custo de exportação, deve ser o primeiro a reagir à nova realidade jurídica. “Sectores como o da madeira, que tinham 80% da produção voltada aos EUA, podem reativar plantas e reabrir contratos agora que as tarifas de 50% deixam de ser um entrave imediato”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro

;